quinta-feira, 30 de abril de 2009


Por motivo de ordem técnica

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Cambuquira em Festa


Em maio, Cambuquira completará 100 anos de sua emancipação e não faltarão atividades, confira abaixo a programação preliminar dos festejos, que poderá sofrer alguma alteração até a data:

De 1º a 31 de maio – Projeto Broto de Abóbora – Espaço Sinhá Prado

Dia 8 de maio
• Em frente ao Parque das Águas
21 horas - Show com a banda Juke Box
24 horas – Show com Regis e Raí

Dia 9 de maio
• CTC
21 horas - Quadrangular de basquete masculino
Equipes do Botafogo (Rio de Janeiro), Cambuquira, Três Corações e Lambari
• Em frente ao Parque das Águas
21 horas - Causos e Violas das Gerais
Participação de violeiros e contadores de causos do SESC/MG
24 horas – Show com as bandas Soldados do Gueto, Matilde e Shotgun Blue

Dia 10 de maio
• Em frente a antiga Estação Ferroviária – Bairro Estação
Das 9 às 16 horas
Atividades de hipismo, bingo, almoço, brincadeiras infantis, etc.
• CTC
09h30min – Quadrangular de basquete masculino – CTC
Equipes do Botafogo (Rio de Janeiro), Cambuquira, Três Corações e Lambari – Final
• Em frente ao Parque das Águas
22 horas - Show com a Banda Nova Era
24 horas – Show com a Banda Sem Malícia


Do dia 11 a 15 de maio
• Praça do Estádio Municipal
20 horas - Projeto Telescópio na Praça

Dia 11 de maio
• Em frente ao Parque das Águas
22 horas – Show com o Beach Reggae
24 horas - Show com o Grupo Bate Coxa

Dia 12 de maio
• Em frente a Prefeitura Municipal
8 horas – Apresentação de Coral das Escolas de Cambuquira
• Salão Nobre da Prefeitura
9 horas – Exposição de Artes Plásticas
• Avenida Virgílio de Melo Franco
9 horas - Desfile de Entidades, Bandas e Estabelecimentos Escolares
• Bairro da Figueira (campinho
15 horas - Apresentação da Esquadrilha da Fumaça
• Em frente ao Parque das Águas
17 horas - Parque do Bozó
• Igreja Matriz
19h30min - Missa
• Em frente ao Parque das Águas
22 horas – Show com Cecéu Muniz

Do dia 13 a 15 de maio – de 8 as 20 horas - Salão Nobre da Prefeitura
Exposição: “Nos 100 anos de Cambuquira, 100 personagens que fizeram nossa história”

Dia 16 de maio – 9 horas – Ginásio Poliesportivo
Abertura do Campeonato de Futsal – Categorias adulto e mirim

Dia 18 de maio – 9 horas – Ginásio Poliesportivo
Seminário de Financiamento do Turismo com a presença do Dr. Luiz Barreto, Ministro de Estado do Turismo.

segunda-feira, 27 de abril de 2009

PT anuncia ação contra propaganda alarmista e mentirosa do PPS na TV


O presidente nacional do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), repudiou nesta quinta-feira (23) o boato que vem sendo espalhado pelo PPS, em inserções na televisão e no rádio, de que o governo Lula vai mexer na caderneta de poupança, como fez o governo Collor em 1990, confiscando depósitos. “Ao manipular informações com o objetivo de alarmar as pessoas, o PPS age como uma sublegenda dos neoliberais tucanos e a serviço do governador de São Paulo, José Serra. O PPS utiliza de forma indevida o horário partidário no rádio e televisão para espalhar o pânico”, disse Berzoini.
A assessoria jurídica do PT vai encaminhar um questionamento ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre as inserções do PPS. “A utilização do horário eleitoral de modo indevido prejudica uma conquista democrática. É inadmissível que o PPS utilize o espaço reservado aos partidos como está fazendo, manipulando informações”, disse o presidente do PT.
Segundo ele, o PPS, sob a gestão do ex-senador Roberto Freire (PE) está “cada vez mais alinhado à direita brasileira, servindo de instrumento de ataque a um governo de enorme popularidade, especialmente em Pernambuco”, de onde é o dirigente do PPS. Berzoini também estranhou o fato de Freire ser conselheiro da EMURB (empresa municipal de urbanização) e da SP Turismo, da Prefeitura de São Paulo, “sem ter nenhuma relação histórica com as empresas ou o próprio estado”.
Constituição

O deputado Fernando Ferro (PT-PE) aconselhou aos membros do PPS lerem a Constituição Federal que, no artigo 62, parágrafo primeiro, inciso II, proíbe claramente qualquer tipo de confisco financeiro, como fez o Governo Collor em 1990. “Por má-fé, o PPS , no afã de se mostrar simpático ao governador José Serra (possível candidato tucano à presidência da República em 2010) está propagando uma calúnia”.
Ele observou que a propaganda do PPS é feita pelo deputado Raul Jungmann (PPS-PE), que “está agindo como um ventríloquo tucano. É uma enorme irresponsabilidade espalhar um boato que mexe com todos os brasileiros.” Para Ferro, o PPS também é agremiação que age como instrumento do PSDB, com o qual atua como sublegenda.
O deputado EduardoValverde (PT-RO) analisa que o boato espalhado faz “terrorismo com a população brasileira”, ao incutir na mente das pessoas que poderia haver “um sequestro da poupança, como fez o governo Collor. Ele também frisou que a Constituição brasileira é clara na proibição a este tipo de medida. “Podemos tranquilizar a população de que o presidente Lula não vai mudar as regras da poupança para causar prejuízos aos pequenos poupadores”, disse Valverde.

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Eleição de Dilma seria simbólica para democracia brasileira, diz 'Le Monde'



Uma eventual eleição da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, para a Presidência em 2010 seria um "acontecimento duplamente simbólico e lisonjeiro para a democracia brasileira", segundo o jornal francês "Le Monde" da quarta-feira (23).

"Imaginemos o Dilma representa: uma mulher, pela primeira vez presidente, oito anos depois da eleição de um operário", justifica o diário.

Em um artigo que traça o perfil e a trajetória política da ministra, o Le Monde a apresenta como a ex-militante radical de esquerda que hoje tem a reputação de "dama de ferro" e que é a mais provável candidata do Partido dos Trabalhadores (PT) nas eleições presidenciais do ano que vem.

"Você vai ouvir falar dela cada vez mais, de agora até o fim de 2010", diz o artigo. "Porque Dilma - evitemos 'Dilminha', uma intimidade da qual ela não gosta - está se tornando a grande estrela da política brasileira."

Segundo o "Le Monde", os trunfos da ministra são "a inteligência, a força de trabalho e as qualidades de administradora". Mas o jornal lembra que seu "defeito" é nunca ter enfrentado uma eleição.

'Bisturi'

O diário francês afirma que para tentar superar esta desvantagem e se aproximar mais do eleitorado, Rousseff conta com os conselhos e a ajuda de Lula, e está tratando de se tornar cada vez mais conhecida. "Ela está 'metendo os pés no barro'. Há vários meses, está em uma acelerada campanha pré-eleitoral, sempre acompanhando o presidente em suas atividades oficiais", diz o "Le Monde". "Muitos instrumentos do PT foram colocados à sua disposição para tramar para ela uma rede nacional."

O jornal revela ainda que a ministra passou recentemente por uma transformação em sua imagem. "Alguns cortes apropriados de bisturi rejuvenesceram e suavizaram seus traços. Ela perdeu dez quilos, adotou um penteado mais moderno e mais ruivo, e substituiu seus óculos de miopia por lentes de contato. Ela cuida melhor de sua maquiagem, sorri com mais frequência e usa palavras mais simples em público."

"O 'produto' Dilma está quase pronto para ser vendido", conclui.

O "Le Monde" lembra, no entanto, que apesar da imensa popularidade de Lula, a vitória de Rousseff em 2010 não está garantida. "Ela possivelmente terá como adversário um homem de peso, José Serra, governador de São Paulo e ex-rival derrotado por Lula em 2002."

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Câmara aprova MP para dar merenda e transporte escolar para ensino médio


A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (22) uma Medida Provisória que dá aos estudantes do ensino médio o direito a merenda e transporte escolar. A MP destina mais R$ 547,6 milhões para os programas de alimentação e transporte escolar do governo. Parte desses recursos vai financiar o ensino médio. O projeto segue para votação no Senado Federal.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), os novos recursos vão beneficiar cerca de 7,3 milhões de estudantes do ensino médio em todo país. Outros 1,1 milhão de crianças e jovens matriculados nos ensinos infantil e médio também passarão a contar com transporte para os estabelecimentos educacionais nas áreas rurais.

Os recursos também vão ser investidos, segundo o MEC, na infraestrutura das escolas. Nesse caso, o governo calcula que, no total, 12,2 milhões de estudantes serão beneficiados.
Fonte:http://g1.globo.com

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Dia da Terra - 22 de abril


No dia 22 de abril comemora-se o dia do Planeta Terra, iniciativa que pretende despertar a consciência na população de todo o mundo sobre maneiras de colaborar na preservação do meio ambiente através de simples medidas cotidianas.

Há 39 anos, no dia 22 de abril de 1970, aconteceu o primeiro protesto em caráter nacional contra a poluição do planeta. O então o Senador norte-americano Gaylord Nelson, na época estudante de Harvard, organizou eventos para discussão e desenvolvimento de projetos sobre o meio ambiente, conhecido como Earth Day. O movimento ganhou, ano após ano, outros países como adeptos, incluindo o Brasil, que uniu-se oficialmente à causa em 1990.

O problema

Grande parte dos 510,3 milhões de m2 do planeta Terra está sendo destruída por nós, humanos, que somos inconsequentes no proveito do meio ambiente. As florestas estão cada vez mais desmatadas, os rios mais poluídos, o ar mais carregado, o céu mais acinzentado. Como consequência disso tudo, vem o aquecimento global, que por sua vez derrete as geleiras, faz com que o nível do mar aumente, ameaça biosfera e contribui para a ploriferação de doenças. Muito esgoto é lançado in natura nas águas, muito lixo é jogado nas ruas e a reciclagem ainda é uma palavra conhecida por poucos.

Para amenizar o quadro desolador, existem ONGs, empresas e outras iniciativas públicas e privadas preocupadas em fazer o mínimo que seja para que a Terra saia desta situação. Hoje, há uma estimativa de que 500 milhões de cidadãos em 85 países fazem algo especial pelo ambiente no dia 22 de abril. Não que a mobilização durante um dos 365 dias do ano possa mudar muita coisa, mas já é um passo para desenvolver a sensibilidade ambiental coletiva e tentar salvar o Planeta. Aproveite esta data para colaborar. Economize energia, evite desperdícios e poluição. Cuide do lixo que você produz.

Para mantermos o equilíbrio da Terra é necessário ter consciência do que deve ser feito. Se os recursos naturais, essenciais para a sobrevivência humana forem esgotados, não haverá maneira de repô-los. O pensamento global deve implantar as iniciativas locais e pessoais para que cada um comece a fazer a sua parte.

domingo, 19 de abril de 2009

Sopa de milho verde com cambuquira


6 espiga(s) de milho verde ralada(s)
1 unidade(s) de lingüiça portuguesa em fatias
1 dente(s) de alho amassado(s)
1 unidade(s) de cebola ralada(s)
quanto baste de sal
quanto baste de molho de pimenta vermelha
2 colher(es) (sopa) de óleo de soja
2 litro(s) de água
1 unidade(s) de cambuquira limpo(s)

Modo de preparo
Bata no liquidificador o milho com 3 copos de água. Coe e reserve. Refogue a linguiça, até que esteja fritinha, junte o alho e a cebola, refogando bem. Acrescente a cambuquira, o sal, a pimenta, e mais 3 copos de água. Depois que ferverem por uns 5 minutos, acrescente o o caldo do milho. Deixe ferver por mais 10 minutos. Se necessário, acrescente mais água. Se gostar, acrescente 1 ou 2 cubos de caldo de galinha, durante o cozimento. Sirva bem quente. Há pessoas que gostam de acrescentar caldo de limão (ou caldo de limão com alho) no prato.

sábado, 18 de abril de 2009

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Um cambuquirense em Paris



Jonas Lemes
Joaquim Jonas Mendes Lemes, nome artístico, Jonas Lemes, natural de Cambuquira – MG, nasceu em 08/09/1964. Artista plástico, autodidata, filho de João da Silva Lemes e Olga Mendes Lemes. Casado com Geice Cristiane Saturnino Lemes com quem tem uma filha, Cristiane Saturnino Mendes Lemes. Atualmente reside em São Lourenço - MG.

Iniciou suas atividades artísticas em 1990 e desde então recebeu mais de vinte premiações em Salões de Arte pelo País. É artista catalogado no Dicionário de Artes Júlio Louzada – volumes VIII, IX, X, XI, XII e XIII.

Teve início na pintura acadêmica e faz da arte uma busca incessante aos detalhes que a configuram. Depois de conquistar várias premiações nesta modalidade, começou a definir um estilo inédito. A originalidade e apuro técnico alcançados nesta nova fase são as marcas deste artista autodidata que sempre investe em seus dons.

Após analisar diversas possibilidades para o uso adequado de materiais para desenvolver seus trabalhos. Há sete anos, encontrou uma alternativa que atendesse tanto sua constante busca no mundo das artes quanto sua preocupação com a preservação da natureza. Optou pelo material em que pudesse expressar a contemporaneidade da sua arte e que contribuísse para a preservação do meio ambiente, tão necessária e importante. A partir daí, Jonas Lemes passou a manifestar a sua criação na lona de caminhão usada com um importante valor agregado, a prática da cidadania decorrente da sua responsabilidade sócio-ambiental.

Trabalho este que agora expõe em Paris.

quinta-feira, 16 de abril de 2009



Estão abertas as inscrições para a MOSCA 5! Acesse o site:
http:// www.mostramosca.com.br
confira o regulamento e envie seu curta-metragem até 08 de maio.
MOSCA-Mostra Audiovisual de Cambuquira-MG
Informações: 11.9608-4026 / 11.7667-8775

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Seminário de Financiamento do Turismo




E tem certo blog "amarelado" que ainda insinua o fim do turimo em Cambuquira

sexta-feira, 10 de abril de 2009

terça-feira, 7 de abril de 2009

Governo estuda ajuda aos municípios e novas medidas para reduzir impostos




A redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) dos carros – uma das medidas adotadas pelo governo Lula para combater os efeitos da crise internacional no Brasil – deve ser estendida para os fabricantes de fogões e geladeiras, segundo relato de ministros que participaram da reunião da Coordenação Política nesta terça-feira (7). Ao mesmo tempo, o presidente deve anunciar nos próximas dias um pacote de ajuda aos municípios quem também por causa da crise, tiveram queda em suas arrecadações.

Entre as propostas para as prefeituras estão a diminuição das contrapartidas em obras do PAC, a diminuição do patamar das parcelas de dívidas com o INSS e eventuais mudanças no Fundeb.

O ministro de Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, disse que o presidente anunciar medidas após reuniões com a equipe econômica amanhã e na quinta-feira. "Essas reuniões é que vão dizer o que é viável", afirmou Múcio.

Múcio relatou que durante a reunião de hoje com o presidente, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, apresentou um relatório sobre a situação da economia. "Ele informou que a economia já dá sinais de crescimento. O governo continua com a política de tomar decisões quando acende a luz amarela. Todas as medidas já foram tomadas para combater a crise? Não. Outras podem ser tomadas", afirmou Múcio.

Na reunião, Mantega disse que a avaliação no mercado externo é de que o mercado brasileiro é segunda melhor opção para investidores, atrás apenas do mercado chinês. Múcio disse que na avaliação do grupo de coordenação houve um aumento considerável de repasses para o FPM, desde o início do governo Lula, em 2003, por causa de aumentos do INSS e do desenvolvimento econômico. Além disso, destacou o ministro, historicamente no primeiro trimestre do ano há uma redução no repasse. José Múcio ressaltou que a redução no FPM foi provocada, entre outros fatores, pela redução de incentivos à construção civil, e que, se não fosse isso, não seria possível a geração de empregos nos setores da construção e automobilístico.

Também na reunião, Mantega, apresentou dados positivos sobre a recuperação da economia brasileira diante da crise. A avaliação é de que o governo adotou as medidas certas para enfrentar a crise, mas que ainda novas ações devem ser adotadas.

"Devemos continuar com as mesmas preocupações, sem tratar a crise com desdém, sem desrespeito. Evidentemente somos otimistas, o quadro do Brasil é super favorável, dentro do quadro que o mundo vive e temos certeza de que se nós entramos na crise depois de todo o mundo, vamos sair antes de todo mundo", disse Múcio.

A cúpula do governo ficou entusiasmada com uma pesquisa que o ministro da Fazenda apresentou mostrando que investidores de todo mundo apontam o Brasil como o segundo melhor mercado para aplicação de recursos. A economia brasileira perde apenas para a China. "Isso significa que o mundo olha pra nós como terra de bons investimentos e vão nós ajudar a gerar os empregos que precisamos", afirmou.

Social

Ficou acertada ainda uma reunião do governo com um grupo de empresários para tratar da política social. A ideia é mostrar como ocorreu o fortalecimento do mercado interno.

"Vamos reunir o empresariado brasileiro para dizer onde está este fortalecimento, como isso aconteceu, como isso foi gerado, como houve uma movimentação das classes sociais mais baixas para as superiores", disse.

domingo, 5 de abril de 2009

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Esquadrilha da Fumaça em Cambuquira



No dia 12 de maio, a partir das 15 horas a população de Cambuquira poderá assistir as evoluções do Esquadrão de Demonstração Aérea da Força Aérea Brasíleira, mais conhecida como "Esquadrilha da Fumaça".

O local ideal para assistir as evoluções será a Praça da Figueira (campinho) onde o locutor oficial da FAB descreverá o espetáculo aéreo.

A Esquadrilha da Fumaça distingue-se das demais esquadrilhas por realizar vôo invertido em formação, fato consolidado com o recorde mundial em 2006, quando utilizou doze aeronaves nessa configuração.

A demonstração em Cambuquira, fará parte das comemorações do Centenário da Cidade, numa deferência especial do Governo Brasileiro, através do Estado Maior da Aeronáutica.

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Calunias


Através da internet foram feitas diversas calunias contra a administração municipal e a Câmara de Vereadores, uma delas diz “na calada da noite os vereadores aprovaram projeto de lei da prefeitura que, numa só tacada, instituiu cargos e salários que custarão mais de R$ 100 mil por mês aos cofres cambuquirenses” dizendo inclusive que o prefeito passaria a receber R$ 6.500,00.
O caluniador mostra-se totalmente desinformado, ou apenas quer jogar a população contra as autoridades instituídas.
Vamos a VERDADE:
Em primeiro lugar a Câmara de Vereadores não pode se reunir “na calada da noite” pois esta reunião seria nula, uma vez que a Lei Orgânica do Município prevê em seu artigo 20: “Art. 20 – As sessões da Câmara serão sempre públicas”.
Também com respeito ao aumento do salário do prefeito, vamos A VERDADE:
Lei Orgânica, artigo 36:
“Compete privativamente à Câmara Municipal exercer as seguintes atribuições dentre outras:
Item XX – fixar os subsídios dos Vereadores, do Prefeito, do Vice-prefeito e dos Secretários Municipal ou cargos equivalentes, no último ano da legislatura, até sessenta dias antes das eleições municipais, vigorando para a legislatura seguinte, observado o disposto na Constituição Federal”

Portanto, quem definiu os salários foi a Câmara anterior e a Lei foi sancionada pelo prefeito derrotado nas eleições, sessenta dias antes da última eleição. Talvez até porque achasse que poderia ganhar e já estava preparando um melhor salário.

Ao caluniador deve ser aplicado os rigores da lei e cabe a Câmara e a Prefeitura solicitar a abertura de inquérito para apurar de onde parte as calunias e difamações, identificando a origem das postagens.

Criticar é válido e saudável, porém mentir é outra história.

Hermanos são goleados por 6 a 1 pela Bolívia



Sem comentários!

quarta-feira, 1 de abril de 2009