sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Reforma do Parque começa a sair do papel.



Parecer emitido no Projeto de Reforma do Parque das Águas de Cambuquira:

Data: 29/10/2009
Parecer do: CONCEDENTE
Responsável: VALERIA GONCALVES REGIS
Atribuição: Analista Técnico do Concedente
Função: ENGENHEIRA
Parecer:
PARECER TÉCNICO DA PROPOSTA DE TRABALHO

1. A Cambuquira Prefeitura submete por meio do SICONV a proposta nº 057170/2009 para análise, com o objeto “Apoio financeiro para a revitalização do Parque das Águas de Cambuquira.”.
2. A proposta de trabalho encaminhada solicita recurso federal de programação na modalidade de contrato de repasse no âmbito do Programa de Infra-estrutura Turística do Ministério do Turismo.
3. A análise foi baseada nos itens “dados” e “participantes” contidos no SICONV, os quais são obrigatórios na proposta de trabalho do Programa de Infra-Estrutura Turística. Da análise desta proposta, observou-se que a contrapartida do proponente de 2,50%, posto que o município tem 12.520 habitantes, está em conformidade com as regras do programa descritas no SICONV e com o art. 40 da Lei Nº. 11.768, de 14 de agosto de 2008, Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), Subseção IV, Das Transferências Voluntárias.
4. O objeto pleiteado pelo proponente atende aos critérios de viabilidade técnica do Departamento de Infra-Estrutura Turística no Ministério do Turismo (MTur) e está em consonância com o Macroprograma 6 do Plano Nacional de Turismo (PNT) 2007/2010 que visa prover os municípios de infra-estrutura adequada para expansão da atividade turística e melhoria dos produtos e serviços ofertados.
5. Cabe ressaltar que o proponente, a saber, Cambuquira Prefeitura, é o órgão responsável pela execução do objeto, pois consta na Declaração de Capacidade Técnica competência para tal, conforme documento em anexo no SICONV. Assim, não se verificam impeditivos relativos à qualificação do proponente, atendendo, portanto a Portaria Interministerial n.º 127 ? MP/MF/MCT, de 29 de maio de 2008, em seu Artigo 1º § 2º.
6. Portanto, tecnicamente o pleito é passível de aprovação, pois atende aos requisitos determinados pelo Departamento de Infra-Estrutura Turística.

Proposta Aprovada

A proposta número 057170/2009 foi aprovada e o plano de trabalho se encontra agora em fase de complementação.

Número da Proposta: 057170/2009
Órgão Concedente: MINISTERIO DO TURISMO
Convenente: CAMBUQUIRA PREFEITURA

Mensagem emitida pelo sistema do Portal de Convênios pelo usuário:

Nome: ROBERTO LUIZ BORTOLOTTO



No dia anterior ao Parecer, o Prefeito Kaka e o deputado Odair Cunha estiveram reunidos com o Secretário Executivo do Ministério do Turismo que garantiu prioridade ao projeto.

Resíduos sólidos



O Prefeito Kaka, esteve em Brasília nesta quarta-feira, dia 28, com o Diretor de Ambientes Urbanos, do Ministério do Meio Ambiente, Silvano Silvério da Costa, ocasião em que entregou o Protocolo de Intenções para a execução do Consórcio Intemunicipal para Tratamento dos Resíduos Sólidos do Circuito das Águas.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Obras a todo vapor





A Prefeitura continua realizando obras em toda a cidade. Nas fotos vemos a Ponte do Pico Paco concluída e a Avenida Minas Gerais, no Marimbeiro em obra. No mesmo Marimbeiro a Avenida São Paulo já está totalmente concluída.

domingo, 25 de outubro de 2009

sábado, 24 de outubro de 2009

Nova Cambuquira


Com relação a matéria abaixo recebemos e-mail da ONG Nova Cambuquira, o qual transcrevemos abaixo:

"Já estava pronta para fazer uma matéria cujo titulo seria: DNA
É impressionante como as pessoas se apoderam de conquistas dos outros.A ONG tem dez anos de luta e se vamos ter um novo balneário é luta nossa,se as estradas do Circuito foram asfaltadas e o Marimbeiro está recebendo melhoramentos fomos nós e as ONGS do Circuito.Temos farta documentação pois é uma conquista de 2005...Quanto a referida matéria do vereador creio que ele não estava na reunião com a Sec de Turismo Érica Drumond onde foi feita declaração desta nossa contribuição ao povo de Cambuquira pelo próprio Carlile,vice Presidente da CODEMIG.
Não são os louros,e sim uma questão de justiça,e postura ética dos membros da referida ONG em dizer a verdade dos fatos.
Nosso respeito ao Prefeito com sua postura ética e moral.
O grande desafio não é receber aplausos dos fracos e indefesos e sim ter coragem de bater nos fortes.
Marilia Noronha
ONG Nova Cambuquira"

Temos certeza que todos os cambuquirenses sabem da luta da ONG Nova Cambuquira e não vão se deixar levar pelas inverdades de certos "representantes do povo".
Este blog mais uma vez parabeniza a coragem e a postura ética dessa entidade que sempre se colocou na defesa do nosso maior patrimônio que é a ÁGUA e do meio ambiente em que vivemos.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Jornal da Câmara


Os vereadores Celso e Roginaldo lêem com o prefeito Kaka, matéria em que um vereador colocou no Jornal da Câmara sobre a Rua Santos Dumont, afirmando que um certo deputado, Secretário de Estado estaria disponibizando recursos para a pavimentação daquela rua.
Ocorre que a pavimentação da Rua Santos Dumont, já tem projeto aprovado, com recursos proveniente de emenda do deputado Sargento Rodrigues.
No mesmo jornal um outro vereador afirma que conseguiu as obras do Parque do Marimbeiro, quando todos tem pleno conhecimento que aquela obra é fruto de uma luta incessante da ONG Nova Cambuquira, existindo inclusive uma Ação Civil Pública contra a Codemig, impetrada por aquela entidade.
É curioso que depois que começa a aparecer realizações, aparecem também muitos "pais da criança".

Conferência de Cultura: Um sucesso


Foi realizada com êxito a Conferência Municipal de Cultura de Cambuquira, com a presença de 172 participantes que elegeram 8 representantes para a Conferência Estadual.
Brilhantes as palestras de Morgana Eneile, Aristides Ribas, Renan Campos, Rossana Britto e Nelson Monteiro.
Na foto a mesa de abertura dos trabalhos.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

TV Alterosa em Cambuquira

Presidente Lula e ministros lançam PAC das Cidades Históricas em Ouro Preto (MG)




O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, e os ministros Luiz Barretto (Turismo), Juca Ferreira (Cultura), Márcio Fortes (Cidades) e Fernando Haddad (Educação) lançaram o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) das Cidades Históricas, na tarde desta quarta-feira (21), em Ouro Preto (MG).
“O programa visa estreitar a relação do turista com o lugar visitado, permitindo que ele aprofunde o seu conhecimento sobre as tradições e a história locais. Para que isso aconteça, precisamos de profissionais habilitados, que também reconheçam a densidade e a diversidade da cultura brasileira”, afirmou o ministro do Turismo, Luiz Barretto, durante a solenidade.
A iniciativa do governo federal pretende estimular o desenvolvimento socioeconômico e cultural do país por meio da revitalização urbana de 173 cidades históricas e da recuperação de seus monumentos e prédios públicos até 2012. Ao todo, a estimativa é que R$ 890 milhões sejam investidos. Além das 27 capitais brasileiras, 12 cidades contempladas são sedes da Copa do Mundo de Futebol 2014 e 40 municípios são destinos indutores do desenvolvimento turístico regional do país, foco da política de regionalização do Ministério do Turismo (MTur).
Presente na solenidade, o Prefeito Kaka manteve conversa com o Superintendente do IPHAM em Minas Gerais, Leonardo Barreto (foto) visando recursos para a recuperação da Chácara das Rosas, cujo projeto já se encontra em análise no Ministério da Cultura.

sábado, 17 de outubro de 2009

Conferência Municipal de Cultura: É importante participar.


Alguém definiu cultura, sob o prisma individual, como aquilo que permanece após ter-se esquecido tudo o que se aprendeu.
Transplantando tal conceito para o plano coletivo, poderíamos afirmar que cultura é o resíduo, imune à ação do tempo, dos conhecimentos - em sentido amplo - fundamentais dos povos. A cultura de determinada civilização vem a ser, portanto, o conjunto de seus valores e conhecimentos perenes.
Como se forma a cultura de um povo?
O termo cultura tem sua origem na agricultura, em razão da flagrante analogia entre as etapas do cultivo de um terreno e a formação da cultura humana.
Com efeito, a cultura de um terreno pressupõe sua limpeza de toda sujeira e ervas daninhas, a aragem e o cultivo dos vegetais desejados.
A plantação deverá obedecer determinadas regras. Será preciso plantar, antes de mais nada, coisas úteis, eis que uma cultura de ervas daninhas será uma falsa cultura.
Ademais, será necessário plantar em ordem, de maneira que, por exemplo, cada cereal esteja separado dos demais, a fim de que possa receber o tratamento que mais lhe convém.
Algo análogo se passa com a formação da cultura dos homens e dos povos.
Antes de mais nada, a boa cultura exige que se limpem as inteligências de todos os erros e falsas opiniões - ervas daninhas de nossas mentes - que comprometem tudo o que nelas venha a ser plantado.
Após, será preciso "arar" nossas inteligências, habituando-as a pensar. Pois apenas estudar não significa adquirir cultura: há analfabetos mais "cultos" do que muitos eruditos.
Finalmente será chegado o momento de "plantar", ordenadamente, verdades úteis em nossa mente.
A Conferência Municipal de Cultura de Cambuquira vai buscar respostas para algumas questões:
Existem iniciativas de fomento que contemplem a produção simbólica e a diversidade cultural (incluindo a área rural), em nosso município?; Quais espaços culturais existem em Cambuquira?; Vocês conhecem todas as expressões artísticas e simbólicas do seu município? Elas estão ameaçadas? Estão sendo preservadas?; Como interagem cultura e educação em Cambuquira?; Existe algum meio de comunicação cuja programação seja voltada para sua região? Como você toma conhecimento dos eventos culturais de sua cidade? E onde são divulgadas as ações e eventos culturais do município e região?; Vocês conhecem todas as expressões artísticas e simbólicas do seu município?;Temos patrimônio material ou imaterial ameaçados, que não estão sendo preservados?; Como interagem cultura e as demais ações de políticas públicas no município?;
Respondendo, em conjunto, estas e outras questões que certamente surgirão, poderemos elaborar um Plano Municipal de Cultura. Por isso sua participação é fundamental.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Rádio FM


O Diário Oficial da União desta terça-feira, 13 de outubro, publica a autorização do ministro das Comunicações, Hélio Costa, para a abertura de editais de licitação para novas outorgas de TV e de rádio FM em 36 localidades. Ao todo, serão 8 novas emissoras de televisão e 24 de rádio FM.
As cidades de Caraguatatuba (SP); Cambuí (MG); Campanha (MG); Forquilha (CE); Guaribas (PI); Chupinguaia (RO); Sobradinho (RS); e Rio do Sul (SC) terão licitações para outorgas de televisão.
As licitações para emissoras de Rádio FM são para São José da Laje (AL); Formosa do Rio Preto (BA); Irara (BA); Itarema (CE); Muniz Freire (ES); Conceição do Castelo (ES); PenaIva (MA); Raposa (MA); Cambuquira (MG); Carangola (MG); Moreno (PE); Santa Maria do Cambucá (PE); Demerval Lobão (PI); Turvo (PR); Quedas do Iguaçu (PR); Pién (PR); Nova Friburgo (RJ); Alto do Rodrigues (RN); Chupinguaia (RO); Barão de Cotegipe (RS); Novo Barreiro (RS); Treviso (SC); Balneário Barra do Sul (SC). Santa Rosa do Sul (SC); São Cristóvão (SE); Laranjeiras (SE); Mirandópolis (SP); e Paranapuã (SP).
Os avisos de licitação serão publicados no Diário Oficial da União até o dia 7 de dezembro. Antes, o ministério encaminha, até 2 de novembro, os estudos de viabilidade econômica ao Tribunal de Contas da União.

Sem pendências!



O Prefeito Kaka está em Belo Horizonte onde em reunião com o Presidente da Ruralminas conseguiu parcelar dívida de R$43 mil, de administrações anteriores, que estava prejudicando a Prefeitura no Siafi.
A dívida em questão foi parcelada em 24 vezes e mais uma vez o Prefeito conseguiu limpar o nome do município.

Dia do Professor

sábado, 10 de outubro de 2009

Estação de Tratamento de Água: Ante-Projeto recebido pela FUNASA


Clique no documento para visualização.

O Prefeito Kaka entregou nesta sexta-feira, na Regional da FUNASA em Belo Horizonte, o ante-projeto da Estação de Tratamento de Água de Cambuquira.

Grande vencedor do Festival do Rio: O Troco




Diretor André Rolim
Ano 2008
Duração 11 min
LIVRE



O segundo colocado foi: Bom Dia, Meu Nome é Sheila, que exibirei na próxima semana.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Turismo




A Secretária Estadual de Turismo, Érica Drumond, esteve em Cambuquira, hoje, 7 de outubro onde cumpriu agenda de reuniões e visita ao Parque das Águas.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Secretária de Estado do Turismo visita Cambuquira


Foto:Carlos Alberto (Agência Estado)

Na próxima quarta-feira, dia 7, a Secretária de Estado do Turismo, Érica Drumond estará em Cambuquira a convite do Prefeito Kaka. A Secretária almoçará com o Prefeito e autoridades municipais, almoço este em que ouvirá as reivindicações do município e em seguida, as 14:30, no CTC, falará sobre os projetos do Governo do Estado para a região, além de conceder uma coletiva à imprensa.

sábado, 3 de outubro de 2009


Correspondência recebida da Câmara dos Deputados:

Prezado(a) Antonio Almeida,

Informamos que as proposições abaixo sofreram movimentações.

* TVR-01460/2009 - Submete à apreciação do Congresso Nacional o ato constante da Portaria nº 824, de 17 de dezembro de 2008, que outorga autorização a Associação Despertar para o Desenvolvimento Social, Cultural e Artístico de Cambuquira executar, pelo prazo de dez anos, sem direito de exclusividade, serviço de radiodifusão comunitária na cidade de Cambuquira, Estado de Minas Gerais.

- 30/09/2009 Aprovado por Unanimidade o Parecer.

Conclusão: Só falta a publicação no Diário da Câmara dos Deputados e a Rádio Comunitária poderá entrar no ar.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Estação de Tratamento de Água


Engenheiros responsáveis pelo projeto técnico para a construção da Estação de Tratamento de Água de Cambuquira estiveram reunidos com o Prefeito, Assessoria e Presidente da Câmara de Vereadores acertando detalhes da obra.
Nova reunião está agendada para a próxima terça-feira, com a presença de técnicos da Funasa.

Prefeito visita Direção da Auto Pista Fernão Dias


O Prefeito Kaka esteve em Pouso Alegre onde foi reivindicar da empresa concessionária da Rodovia Fernão Dias (BR-381), a colocação de placas indicativas do município de Cambuquira ao longo daquela rodovia.

Moeda Social: Mais um passo



Uma delegação de Cambuquira foi até Baependi ouvir explicações sobre a Moeda Social já implantada com sucesso naquele Município.