quinta-feira, 31 de março de 2011

A terra não é redonda


A Agência Espacial Europeia (ESA) divulgou, nesta quinta-feira (31), o mapa mais preciso já feito até hoje da gravidade da Terra. As informações foram coletadas durante dois anos pelo satélite Goce. O modelo, chamado de geoide, mostra minunciosamente que a Terra não é completamente redonda.

Veja como é a superfície da Terra considerando a gravidade sem a ação de marés e de correntes oceânicas:


O satélite Goce foi lançado em março de 2009 e já recolheu mais de 12 meses de dados sobre a gravidade. De acordo com a Esa, essas informações são essenciais para medir a movimentação dos oceanos, a mudança do nível do mar e a dinâmica do gelo – e para entender como são afetados pelas mudanças climáticas.

A Esa também explica que os dados podem ajudar a entender mais profundamente os processos que causam terremotos, como o evento que assolou o Japão no dia 11 de março. Isso porque os terremotos criam “rastros” na gravidade, o que poderia ser usado para entender o processo que conduz catástrofes naturais e, assim, prevê-los.

A ideia dos pesquisadores da Esa é continuar medindo a gravidade até o final de 2012. O satélite Goce, responsável pelos dados, pesa uma tonelada e orbita a baixa altitude. Ele usa um equipamente específico para medir a gravidade.

Fonte: Yahoo Notícias

Quem tem medo da verdade? Por Nilmário Miranda*


Eu não tinha 17 anos quando veio o golpe, destruindo meus sonhos das grandes reformas de base. Morava na então pequena Teófilo Otoni (MG). Os ferroviários da lendária Estação de Ferro Bahia-Minas cruzaram os braços. Foi o único e solitário protesto (no ano seguinte a EFBM foi extinta).

Em poucos dias nada menos que 74 pessoas foram presas pelos “revolucionários” e levados ao QG dos golpistas em Governador Valadares. Ferrovias, comerciários, bancários, estudantes, militantes da Igreja, do Partidão, do PTB, pequenos comerciantes – dentre eles meu pai, uma pessoa pacata, educada, incapaz de fazer mal a ninguém, uma alma gentil.

Chocou-me também a prisão de Dr. Petrônio Mendes de Souza, ex-prefeito, médico dos pobres, figura hierática. Lá pelos dias encontrei-me com o filho do ferroviário Nestor Medina, carismático, inteligente, autodidata, homem de grande dignidade. Desde aquela noite fiz juras de por todos os dias enquanto durasse, combateria a ditadura, o que realmente aconteceu.

No ano seguinte mudei para Belo Horizonte para estudar e participar da resistência. 1968 foi o ano do crescimento da oposição à ditadura. A Marcha dos Cem Mil no Rio; as duas greves (Contagem e Osasco) desafiando a rigorosa legislação anti operária; a fermentação no meio cultural; a Frente Ampla que uniu o impensável (a UDN de Carlos Lacerda, o PSD de JK, o PTB de Jango); as primeiras ações da resistência armada. A recusa da Câmara de conceder a licença para processar Márcio Moreira Alves foi um pretexto para a edição do AI-5 em 13 de dezembro, instituindo o Terror de Estado.

Eu respondia a processo pelo LSN depois da prisão por 32 dias após a greve de Contagem; vi-me em um dilema: sair do país, para o exílio; ou cair na clandestinidade. Estudava Ciências Econômicas na UFMG. Optei pela resistência na clandestinidade, aos 21 anos. Todas as portas foram fechadas; os espaços para a oposição foram extintos.

Desde as prisões em Ibiúna de mais de 700 estudantes de todo o país, as odiosas listas negras para os trabalhadores rebeldes, a “aposentadoria” forçada de três ministros do STF como recado para amordaçar a Justiça, a censura prévia na imprensa, o fim do habeas corpus. A polícia política tinha dez dias de prazo para apresentar o detido ao juiz militar, e a criação de centros de detenção e tortura na prática era a institucionalização da tortura.

Passar à resistência clandestina era a opção de colocar a própria integridade física em risco. Mas essa foi a opção de milhares de brasileiros. Nada menos que 479 pessoas foram eliminadas, 163 das quais se tornaram desaparecidos políticos.

Denominar a ditadura de “ditabranda” é piada de péssimo gosto. Pior ainda é a insistência de alguns comandos militares de comemorar o 31 de março como uma “revolução democrática”, em desafio à cúpula militar que retirou esta data do calendário de efemérides.

Aprovar e instalar a Comissão Nacional da Verdade, confiando à sete pessoas idôneas, probas e éticas a tarefa de passar os 21 anos da ditadura à limpo dá uma interpretação fiel ao que se passou no país para constar dos livros e currículos escolares, inclusive das academias militares. É mais uma grande e importante etapa na construção de nossa democracia, incorporando o direito à verdade.

* Nilmário Miranda é jornalista, Presidente da Fundação Perseu Abramo, ex Ministro da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH).

Fonte:Site do PT/MG

quarta-feira, 30 de março de 2011

Lula recebe o título de doutor "honoris causa" da Universidade de Coimbra

Foto: EFE

"É com imensa honra que recebo o título de doutor honoris causa da Universidade de Coimbra". Foi assim que o ex-presidente da República Luís Inácio Lula da Silva iniciou o discurso de agradecimento pela titulação de uma das mais antigas e importantes universidades da Europa. Lula homenageou José Alencar, elogiou o trabalho da presidente Dilma Rousseff e ressaltou a ligação da instituição com o Brasil, lembrando de brasileiros que estudaram lá, como Tomás Gonzaga, Gonçalves Dias, Frei Caneca, Cláudio Manuel e José Bonifácio de Andrada e Silva.

Emocionado, Lula dedicou a conquista ao ex-vice-presidente José Alencar, cuja morte foi anunciada na terça-feira. "Nada disso seria possível sem a colaboração generosa e leal daquele que foi o meu parceiro de todas as horas, um dos homens mais integros que já conheci, o inesquecível estadista que perdemos ontem, para a consternação de toda a sociedade brasileira: o meu vice-presidente, José de Alencar Gomes da Silva", declarou.

O ex-presidente citou a presidenta Dilma no momento em que se referia ao Programa de Aceleração do crescimento (PAC). "O PAC foi coordenado com inatingível talento e compromisso popular pela querida companheira Dilma Russeff, então ministra, e hoje presidenta da República do Brasil, cuja presença nesta solenidade me alegra e emociona", disse. No discurso, ele ainda reforçou as mudanças sociais que ocorreram no Brasil nos últimos anos e destacou a criação de 14 novas universidades federais, afirmando que a educação será "carro-chefe desse novo projeto nacional de desenvolvimento".

Lula reforçou o discurso que fez terça-feira em Lisboa, ao receber o prêmio Norte Sul, e afirmou a necessidade de reforma nas instituições internacionais, principalmente da Organização das Nações Unidas (ONU). O ex-presidente lembrou da contribuição do Brasil aos países da África e da América Latina na disponibilização de tecnologias agrícolas e destacou a relação estratégica com Portugal. "O que nos une é infinitamente mais importante do que aquilo que nos separa", disse, ao salientar a importância da contribuição cultural e linguística entre as duas nações.
O ex-presidente encerrou sua fala agradecendo a comunidade acadêmica da Universidade de Coimbra e afirmando que o título recebido é um reconhecimento às "causas que o Brasil tem patrocinado internacionalmente", referindo-se ao Conselho de Segurança da ONU, que, segundo Lula, não corresponde mais "à verdade do século 21".

Na cerimônia, além de Dilma Rousseff, estiveram presentes o presidente de Portugal, Aníbal Cavaco Silva, o primeiro-ministro português, José Socrates, e o presidente de Cabo Verde, Pedro Pires.

Fonte: Portal Terra

Ignorância ou idiotice?


Circula por Cambuquira mais um panfleto anonimo (veja ao lado), do qual eu até não deveria tomar conhecimento, mas por se tratar de extrema canalhice as acusações ao Prefeito, não dá para ficar calado.

O Prefeito Kaka enviou para a Câmara, Projeto de Lei sugerido pelo Ministério Público, para única e exclusivamente zelar pelo Patrimônio Histórico do Município.

O Projeto, segundo o Ministério Público, é o que existe de mais moderno e eficiente em matéria de proteção ao patrimônio histórico.

O panfleto anonimo (os covardes sempre se escodem no anonimato) me faz lembrar uma frase de Goethe que diz "não há nada mais terrível do que uma ignorância ativa" e é isso que o autor ou autores do panfleto demonstram: total ignorância, até porque tombar um imóvel não é tomar um imóvel como quer crer o idiota autor do panfleto.

E mais, para tombar qualquer imóvel particular existe um processo cuidadoso e o proprietário, obviamente, participa e não deixa de ser proprietário. E em nenhum momento o projeto afirma que imóveis particulares serão tombados.

Corpo de José Alencar é velado no Palácio do Planalto


Caixão com corpo de Alencar sobe a rampa do
Palácio do Planalto (Foto: Reprodução/Globo
News)






O corpo do ex-vice-presidente, José Alencar, morto aos 79 anos em decorrência de câncer, começou a ser velado na manhã desta quarta-feira (30) no Palácio do Planalto.
É o primeiro velório no palácio desde a morte do presidente Tancredo Neves, em 1985.
O caixão deixou o hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, por volta das 7h. Foi transportado para Brasília em um avião da Força Aérea Brasileira. No trajeto entre o aeroporto e o palácio, motoristas pararam os carros na beira da pista e centenas de pessoas se aglomeraram para acenar, muitos com bandeiras do Brasil.

Assim que chegou ao Planalto, às 11h03, bombeiros retiraram o caixão do carro da corporação que transportou o corpo e o entregaram a seis cadetes das Forças Armadas, dois do Exército, dois da Marinha e dois da Aeronáutica. Os militares subiram a rampa do palácio com o caixão nos ombros até o salão destinado ao velório. Antes, houve uma salva de 21 tiros de canhão.

O presidente em exercício da República, Michel Temer, e a mulher do ex-vice, Marisa Gomes da Silva, recepcionaram,o corpo no topo da rampa, que dá para o Salão Nobre. Em seguida,seria celebrada uma missa no Planalto pelo secretário-geral da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Dimas Lara Barbosa.
saiba mais

A presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva têm chegada prevista às 19h de Portugal. Eles estiveram na Universidade de Coimbra, onde Lula recebeu o título de doutor "honoris causa", que dedicou a Alencar.
Para organizar a multidão esperada para prestar homenagem ao ex-vice, foram colocadas grades de contenção ao redor da sede de governo da Presidência.

Os visitantes têm de apresentar documento de identidade e passar por detector de metais. Banheiros químicos foram instalados no estacionamento do Planalto.

O acesso a velório se dá pela rampa do Palácio do Planalto. Um cordão de isolamento será posicionado a cerca de um metro do caixão de Alencar, e os participantes do velório não poderão parar durante a caminhada no interior do palácio.
Alencar, de 79 anos, morreu às 14h41 desta terça-feira (29), em razão de câncer e falência múltipla de órgãos, segundo informou o Hospital Sírio-Libânes, onde estava internado havia dois dias.
Fonte: G1

terça-feira, 29 de março de 2011

Palácio do Planalto se prepara para velório de José Alencar


O Palácio do Planalto oferecerá seu Salão Nobre para o velório de José Alencar a partir da manhã desta quarta-feira. Na noite de hoje, o local onde ficará o corpo foi demarcado e cadeiras foram posicionadas para receber os familiares do ex-vice-presidente da República. Além disso, os visitantes terão que se posicionar em fila para se despedir de Alencar.

Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) oferecido pelo governo federal irá fazer o traslado do corpo de José Alencar para Brasília. A aeronave deixará São Paulo por volta das 7h e deverá chegar às 9h15 na Base Aérea de Brasília, onde será recepcionado pelo presidente em exercício, Michel Temer (PMDB). O corpo receberá honras militares e seguirá em cortejo pelas principais ruas de Brasília em um carro do Corpo de Bombeiros.

Da base aérea, o corpo do ex-vice-presidente seguirá em cortejo até o Palácio do Planalto, onde será velado. Ao chegar ao local, o caixão será conduzido pelos Dragões da Independência pela rampa até o Salão Nobre, que fica no primeiro andar do palácio.

Fonte: Portal Terra

Comissão do Senado aprova adoção de lista fechada no sistema eleitoral


A Comissão de Reforma Política do Senado aprovou nesta terça-feira, por 9 votos a 7, a adoção de listas fechadas no sistema eleitoral brasileiro. Se a proposta for aprovada pelos plenários da Câmara e do Senado, os eleitores vão passar a votar nos partidos políticos, e não mais nos candidatos.

Pelo modelo, cada partido elabora uma lista com os seus indicados que vão ocupar as vagas obtidas nas eleições proporcionais --de deputado federal, estadual e vereadores. O número de eleitos depende da quantidade de votos recebidos por cada legenda no pleito.

A comissão manteve o atual sistema proporcional ao derrotar a adoção do distrital --que prevê a divisão das eleições por distritos no país. Como não houve consenso na semana passada, desta vez os senadores votaram nos três sistemas eleitorais que tiveram apoio da maioria dos integrantes da comissão.

A proposta representa uma vitória do PT, que defendeu o sistema durante as discussões na comissão. "Vamos levar essa proposta ao plenário para defendê-la. A nossa expectativa é fazer um trabalho de convencimento porque fortalece os partidos, e o voto fica partidário", disse o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE).

O PSDB se absteve na votação, depois de defender a aprovação do voto distrital com listas fechadas. "A nossa expectativa era que, não havendo maioria, poderia se abrir espaço para um novo entendimento", disse o senador Aécio Neves (PSDB-MG).

Os petistas rebateram as críticas de que as listas podem favorecer candidatos com maior trânsito no partido, ou mesmo aqueles com maior influência política. "A nossa ideia é que o ordenamento da lista seja feito por lei, com a garantia da ocupação das vagas por minorias, mulheres", afirmou Costa.

Fonte: Folha.com

Deputado racista e homofóbico


O programa CQC, da Rede Bandeirantes, exibiu nesta segunda-feira uma polêmica entrevista com o deputado federal Jair Bolsonaro, do Partido Progressista (PP-RJ). Ele respondeu a perguntas do público e falou sem rodeios de questões como ditadura, drogas, racismo e homossexualidade. Durante uma resposta à cantora Preta Gil, o deputado deu a entender que seus filhos não se relacionariam com negras porque foram "bem educados". A cantora afirmou, por seu Twitter, que vai processar Bolsonaro.

Mais tarde, o deputado afirmou que não havia entendido bem a pergunta e disse que, se fosse racista, "não seria maluco de declarar isso numa televisão"

O deputado frisou que por seu passado, Dilma Rousseff jamais poderia ter sido eleita presidente, e reafirmou que sente falta da época da ditadura, por causa de "pessoas sérias como ( Emílio Garrastazu) Médici, (Ernesto) Geisel e (João Batista) Figueiredo". O deputado também disse que "daria umas porradas" no filho se o pegasse fumando maconha, e que nunca correu o risco de ter um filho gay porque sempre foi um pai "presente" e que deu uma "boa educação".

Preta Gil vai processar deputado por declaração racista

A cantora Preta Gil comunicou em seu Twitter que acionou um advogado para tomar providências jurídicas contra Bolsonaro por racismo. Durante a resposta à cantora, o deputado também deu a entender que namorar uma negra seria uma "promiscuidade".

Preta foi convidada a enviar uma pergunta para o parlamentar e lhe questionou sobre como reagiria caso seu filho namorasse uma negra. Bolsonaro respondeu: "Preta, não vou discutir promiscuidade com quem quer que seja. Eu não corro esse risco porque meus filhos foram muito bem educados e não viveram em ambiente como lamentavelmente é o teu."

Mais tarde, Bolsonaro afirmou que havia entendido que a pergunta falava sobre gays, e não negros.

"Eu entendi que ela me perguntou o que eu faria se meu filho namorasse um gay (...) Se eu tivesse entendido assim (da forma como a pergunta foi feita), eu diria: 'meu filho pode namorar qualquer uma, desde que não seja uma com o teu comportamento'."

Preta revelou que não assistiu ao programa na Band TV e soube da repercussão pela internet, onde também assistiu ao vídeo. Em seguida, postou no Twitter: "Advogado acionado, sou uma mulher negra, forte e irei até o fim contra esse deputado, racista, homofóbico, nojento." E acrescentou: "Estou em paz, sei muito bem a família que tenho, o orgulho de ser negra e a consciência dos meus direitos como cidadã." Ela é filha do cantor e ex-ministro da Cultura Gilberto Gil.
Fonte: Jornal do Brasil online

Opinião do Blog
Lamentável, é só o que se pode dizer de um espírito embrutecido e fossilizado de um deputado como esse. Subproduto de uma ditadura de Direita, o seu pensamento demonstra bem o seu reacionarismo, não só em relação à política, como em relação aos fatos da vida em geral. Homofóbico, racista e atrasado, não se venha dizer que ele é assim devido a sua formação militar. Conhecemos muitos militares que tem pensamentos muito menos conservadores do que este. Espantoso é ver como este indivíduo vem sendo consecutivamente eleito para a deputado federal e é ironico que seja alistado e eleito por um partido que se intitula "progressista".
Veja o vídeo:

Morre ex vice-presidente José Alencar


Acaba de falecer em São Paulo, o ex-vice presidente José de Alencar.

Morreu nesta terça-feira, aos 79 anos, o empresário mineiro e ex-vice-presidente da República José Alencar (PRB), no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Alencar lutava contra o câncer desde 1997.

O ex-vice foi internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na segunda-feira, com um quadro de suboclusão intestinal, em "condições críticas". Ele havia recebido alta em 15 de março, após uma internação de mais de um mês na instituição devido a uma peritonite (inflamação da membrana que reveste a cavidade abdominal) por perfuração intestinal.

Nascido em 17 de outubro de 1931, José Alencar foi o 11º filho de um total de 15 do casal Antônio Gomes da Silva e Dolores Peres Gomes da Silva. O ex-vice-presidente nasceu em um povoado às margens de Muriaé, cidade de 100.063 mil habitantes no interior de Minas Gerais. José Alencar era casado com Mariza Campos Gomes da Silva e deixou três filhos reconhecidos: Josué Christiano, Maria da Graça e Patrícia.

Ele começou a trabalhar aos 7 anos, no balcão da loja do pai. Em 1946, aos 15, deixou a casa da família, na zona rural, para trabalhar como balconista em uma loja de tecidos da cidade. Dois anos depois, em maio de 1948, José Alencar mudou-se para Caratinga, onde conseguiu emprego como vendedor. Ao completar 18, em 1950, Alencar abriu seu próprio negócio, com a ajuda de um dos irmãos. Em 1967, em parceria com o empresário e deputado Luiz de Paula Ferreira, fundou, em Montes Claros (MG), a Companhia de Tecidos Norte de Minas (Coteminas), hoje um dos maiores grupos industriais têxteis do País.

Nos anos seguintes, José Alencar foi presidente da Associação Comercial de Ubá, diretor da Associação Comercial de Minas, presidente do Sistema Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria.

Estabelecido no setor empresarial, candidatou-se para o governo de Minas em 1994 e, em 1998, disputou uma vaga no Senado Federal, elegendo-se por Minas Gerais com quase 3 milhões de votos. No Senado, foi presidente da Comissão Permanente de Serviço de Infraestrutura, membro da Comissão Permanente de Assuntos Econômicos e membro da Comissão Permanente de Assuntos Sociais.

Embora tenha se caracterizado como a principal voz dissonante do governo Lula em relação à política de juros ao longo dos oito anos de mandato, sua inclusão na chapa de Luiz Inácio Lula da Silva em 2002 foi decisiva para que o petista conquistasse o apoio do empresariado e, pela primeira vez, a Presidência do País.

A presença de Alencar foi decisiva na vitória de Lula ao angariar o apoio do empresariado, desconfiado com a possibilidade de um presidente da República sindicalista. Em 2004, Alencar passou a acumular a vice-presidência com o cargo de ministro da Defesa, função que exerceu até março de 2006. Em 2007, assumiu o segundo mandato como vice-presidente após ser reeleito, novamente, ao lado de Lula.

Ainda em 2005, juntamente com outros ex-membros do PL, Alencar participou da fundação de um novo partido: o Partido Republicano Brasileiro (PRB).

No tempo em que ocupou o cargo de vice-presidente, José Alencar ganhou os títulos de cidadão honorário dos Estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Sergipe, do Distrito Federal e de 53 municípios brasileiros, sendo 51 deles em Minas Gerais

Financial Times sugere que Portugal seja anexado ao Brasil para sair da crise


Em artigo publicado na edição de sexta-feira (25), a equipe de colunistas da seção Lex do Financial Times sugere que Portugal seja anexado ao Brasil para sair da crise econômica e política em que vive: "Aqui vai uma maneira 'out-of-the-box' para lidar com o problema: anexação pelo Brasil (uma década de 4% de crescimento anual do PIB, muito mais elevado recentemente). Portugal seria uma grande província, mas longe de ser dominante: 5% da população e 10% do PIB", lê-se na coluna mais influente do jornal britânico de negócios e finanças.

O premiê socialista José Sócrates renunciou ao cargo, na última quarta-feira (23), após ver seu plano de austeridade ser rejeitado pela Assembleia Nacional Portuguesa, pela quarta vez. De acordo com o presidente do Banco Central Europeu, Jean-Claude Juncker, Portugal precisaria de um empréstimo de 75 bilhões de euros (cerca de R$ 175 bilhões) para solucionar os elevados endividamento e déficit públicos. Antes de renunciar, Sócrates resistia aceitar ajuda externa.

Para o FT apesar da perda de status, Portugal sairia ganhando caso tornar-se uma província brasileira: "A antiga colônia tem algo a oferecer, mesmo para além da diminuição dos 'spreads' de crédito e, proporcionalmente, déficits e contas correntes governamentais muito mais baixos. O Brasil é um dos BRIC, o centro emergente do poder mundial. Isto soa melhor lar que uma cansada e velha União Europeia", escreve o FT, em tradução feita pelo portal luso Económico.”

Para o diário britânico, a União Européia ver em Portugal um membro problemático: "Sem governo, elevada resistência à austeridade e crônico desempenho econômico.

segunda-feira, 28 de março de 2011

Dilma reforça compromisso de transformar o SUS em sistema de alta qualidade


Foto: Roberto Stuckert Filho/PR




O desafio de transformar o SUS em um sistema de alta qualidade e que atenda a toda população brasileira foi lembrado nesta segunda-feira (28) pela presidenta Dilma Rousseff, durante a cerimônia de lançamento do Programa Rede Cegonha, em Belo Horizonte (MG). A presidenta afirmou que “esse grande desafio” não será negligenciado e que ela honrará o voto de todos os brasileiros.

“Temos que fazer nesses quatro anos um enorme esforço. É um desafio [transformar o SUS em um sistema de alta qualidade], mas nós estamos aqui para enfrentar desafios… Por isso hoje estou muito feliz e desafiada”, disse.

A respeito do programa Rede Cegonha, a presidenta explicou que ele é um dos mais importantes na área da saúde e primordial para o programa de combate à miséria. A presidenta frisou que enquanto houver desigualdade na área da saúde, “uma das mais severas”, o país não alcançará o objetivo de ser desenvolvido. Segundo ela, não é mais possível que as mulheres e bebês das classes média e as mais populares tenham um tratamento tão diferente. “Sei que nem todas as mulheres têm o que eu tive, mas eu tenho o sonho de garantir acesso à saúde de qualidade às mães, gestantes e bebês deste país”, completou.

“Nós não vamos pactuar com a miséria e com a pobreza e não tem lugar onde a desigualdade é mais severa que na área da saúde. Garanto a vocês que não vai haver um dia em que o governo federal e o Ministério da Saúde não tentem melhorar o SUS”, afirmou.

Nesse sentido, Dilma Rousseff garantiu que – com apoio dos estados e municípios – o governo lançará “um olhar cuidadoso” sobre as 44 mil unidades básicas de saúde e os 6 mil hospitais para que a qualidade e o acesso sejam assegurados à população.

ProInfância

Em seu discurso, a presidenta citou o programa ProInfância – que tem o objetivo de construir 6 mil creches no país por meio do PAC – como o segundo passo para amparar a primeira infância no Brasil. Após o nascimento e o acompanhamento até os dois anos de idade, garantidos pela Rede Cegonha, o Estado tem que dar condições para que as crianças se desenvolvam, disse a presidenta.

“A creche não está na área da assistência, está na área da educação. De zero a 6 anos, o que se trata é educar; é uma socialização, é o despertar, com estímulo, de toda a capacidade da criança quando ela olha o mundo pela primeira vez”, frisou.

Hoje mais cedo, durante o programa de rádio “Café com a Presidenta”, Dilma Rousseff afirmou que o governo federal destinará R$ 9 bilhões até 2014 para o Rede Cegonha, cujo objetivo é dar atendimento gratuito à mulher do início da gravidez até o segundo ano de vida do bebê. O programa vai garantir ainda recursos para o transporte da gestante a consultas e exames recomendados.

“Ao final do pré-natal, se ela tiver cumprido todas as consultas recomendadas, irá receber um vale-táxi para ir para a maternidade”, concluiu.

Fonte:Blog do Planalto

domingo, 27 de março de 2011

Congadas, o filme.

Dilma lança em BH programa de assistência a gestante


A presidente Dilma Rousseff (PT) lança nesta segunda-feira, em Belo Horizonte, o programa Rede Cegonha, destinado ao acompanhamento médico da gestante desde o exame de confirmação da gravidez até os dois primeiros anos de vida do bebê. Até 2014serão investidos R$ 9,4 bilhões do orçamento do Ministério da Saúde para a construção de hospitais, reformas, tecnologia, cobertura de exames e pagamento de pessoal. Durante abril, técnicos do Ministério da Saúde e representantes dos governos estaduais e prefeituras vão mapear o sistema médico e hospitalar existente para elaborar um plano detalhados de ações, além de acertar a distribuição dos recursos destinados para o programa.

"Assim que tivermos um mapa das necessidades da região ou município, vamos acertar os investimentos e a certificação de qualidade de cada unidade", explicou neste domingo o secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Magalhães.

A meta é certificar toda a Rede Cegonha até o final deste ano. O cronograma de implantação do Rede Cegonha prioriza o Nordeste, Amazônia Legal e as regiões metropolitanas, por serem os locais onde estão os maiores índices de mortalidade materna e infantil e a maior concentração de gestantes. A partir do ano que vem, a Rede Cegonha será implantada nas cidades com mais de 100 mil habitantes e na sequência, as demais.

A escolha de Belo Horizonte para sediar o evento - terra Natal da petista - , segundo o governo federal, se deve ao fato de ser um município que tem se destacado na assistência obstétrica e neonatal. Estarão presentes no evento os ministros da Saúde, Alexandre Padilha, dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Fernando Pimentel, e da Comunicação Social, Helena Chagas.

Fonte: O Estado de Minas

sábado, 26 de março de 2011

Vasco: Primeiro Campeão Mundial de Futebol de Areia


Sol, torcida apoiando, o presidente do clube, Roberto Dinamite, prestigiando. Num cenário perfeito, o Vasco conquistou o título do I Mundialito de Clubes de Futebol de Areia ao bater o Sporting por 4 a 2, na final disputada na arena montada na Represa de Guarapiranga, em São Paulo.

- Diziam que éramos favoritos, mas não começamos bem o campeonato. Fomos subindo de produção nas fases finais até conquistarmos o título contra o Sporting, que é uma grande equipe - analisou Betinho.
Mas o início foi complicado para o time da Colina. Com apenas 27 segundos de bola rolando, Leghissa cobrou falta do campo de defesa e Fernando DDI desviou: 1 a 0 Sporting. O gol deixou os jogadores do Vasco nervosos, Jorginho reclamou e levou cartão amarelo.

Mas aos poucos o time cruz-maltino colocou a cabeça no lugar e chegou à virada ainda no primeiro tempo. A quatro minutos do fim da etapa, Bruno Xavier empatou batendo no ângulo. Rafinha, pegando rebote do goleiro Paulo Graça a pouco mais de dois minutos do encerramento, fez o segundo.

O forte calor na manhã deste sábado em São Paulo fez com que os jogadores se poupassem. Poucas chances de gol foram criadas nos 12 minutos do segundo tempo e o placar de 2 a 1 para o Vasco não foi alterado.
No terceiro tempo, o Vasco sacramentou a vitória. Faltando 8m30s, Rafinha levantou para o uruguaio Pampero, de cabeça, encobrir o goleiro Graça e fazer um bonito gol. Um minuto depois, numa falta na entrada da área, Belchior diminuiu para o Sporting: 3 a 2.

Confiante na vitória, a torcida do Vasco começou a gritar olé a cinco minutos do fim da partida. Restando 1m45s, Belchior assustou ao acertar a trave do goleiro Salgueiro, mas no ataque seguinte Jorginho deixou Betinho na cara do gol para marcar o quarto e escrever o nome do Vasco na história como o primeiro campeão mundial de futebol de areia.

Hora do Planeta


Chegou a hora do povo fazer a sua parte e ajudar o Planeta! Às 20h30 de hoje, cidades em todo o planeta irão apagar as luzes durante uma hora, num ato simbólico, como uma eloqüente mensagem de que é possível agir contra o aquecimento global e as mudanças climáticas. Um gesto simples, possível de ser feito em todos os lugares do planeta, foi a forma encontrada pelo WWF para gerar uma
reflexão sobre o tema ambiental. Existem diversas formas pelas você pode apoiar a Hora do Planeta 2011, seja apagando as luzes da sua casa durante a noite, divulgando a mensagem da Hora do Planeta entre familiares, amigos e trabalho.

Sábado recordação


Sylvia Telles (Rio de Janeiro, 27 de agosto de 1934 — Maricá, 17 de dezembro de 1966), também conhecida como Sylvinha Telles, foi uma cantora brasileira e uma das intérpretes dos primórdios da bossa nova.
A maioria de seus discos estão fora de catálogo, o que dificulta o seu conhecimento pelas gerações recentes. Porém, ocasionalmente é lançada uma compilação com algumas de suas inúmeras gravações.

Segundo matéria publicada em O Globo e assinada por João Máximo: "Sylvinha foi uma das melhores intérpretes da moderna música brasileira, entendendo-se como tal a que vai de Ponto final - com Dick Farney e Amargura, com Lúcio Alves, até as canções que Tom e Vinicius fizeram depois de Orfeu da Conceição".

Em 1954, Billy Blanco, amigo da família, notou o dom de Sylvinha e apresentou-a a amigos músicos. Nas reuniões que eles faziam, pôde conhecer os grandes nomes do rádio da época, tais como Aníbal Augusto Sardinha, o Garoto, que a ajudou a encontrar trabalho em boates para o início de sua carreira profissional. Nessa época, conheceu seu primeiro namorado, o cantor e violonista João Gilberto, amigo de Mário; o relacionamento acabou porque a família Telles não gostava do jovem, que vivia de favor na casa dos outros.[2]
No ano seguinte, Garoto escreveu-lhe um musical, chamado Gente de bem e champanhota, executado no Teatro Follies de Copacabana. Na ocasião, o músico e advogado José Cândido de Mello Mattos, o Candinho, acompanhou Sylvinha na canção Amendoim torradinho, por Henrique Beltrão. Eles se apaixonaram à primeira vista. Pouco tempo depois, morreu Garoto, sem poder ver o lançamento do primeiro disco de Telles.
Sylvinha e Candinho casaram-se e tiveram uma filha, Cláudia Telles. Em 1956, ela e seu marido apresentaram pela TV Rio o programa Música e romance, recebendo como convidados Tom Jobim, Dolores Duran, Johnny Alf e Billy Blanco. Contudo, o casal logo se separou.

Em 1958, o local de encontro dos músicos passou a ser o apartamento de Nara Leão, então com quinze anos de idade. Ronaldo Bôscoli, que frequentava as reuniões, atuava como produtor musical do grupo. Sylvia Telles, que já era um nome conhecido, foi então chamada para participar de um espetáculo no Grupo Universitário Hebraico, juntamente com Carlos Lyra, Roberto Menescal, entre outros. Foi neste show, "Carlos Lyra, Sylvia Telles e os seus Bossa nova", que a expressão "bossa nova" foi divulgada pela primeira vez.

Sylvinha Telles chegou a fazer turnês em outros países, como Estados Unidos, Suíça, França e Alemanha.

Aos trinta e dois anos de idade, Sylvia Telles morreu em um acidente de automóvel na rodovia Amaral Peixoto, no município de Maricá, em companhia de seu namorado Horacinho de Carvalho, filho da socialite Lily de Carvalho Marinho.

sexta-feira, 25 de março de 2011

Hora do Planeta

OMC decide a favor do Brasil em disputa com EUA sobre suco de laranja


A Organização Mundial do Comércio (OMC) decidiu nesta sexta-feira que algumas taxas antidumping impostas pelos Estados Unidos sobre as importações de suco de laranja produzido no Brasil violam as leis do comércio internacional.
Em uma demanda apresentada junto à OMC em 2008, o Brasil denunciou o método utilizado pelos americanos para calcular o dumping de seu suco de laranja era ilegal.
O painel de resolução de disputas da OMC aceitou a demanda brasileira em dois pontos, concluindo que os Estados Unidos "agiram de maneira inconsistente" ao aplicar seu polêmico e complexo método de cálculo, chamado de "zeroing".
A organização recomendou que Washington "adapte suas medidas de acordo com suas obrigações sob o Acordo Antidumping".

quinta-feira, 24 de março de 2011

Adiada a exibição de filme sobre a Congada

Com 'Abaporu', Dilma abre exposição de artistas brasileiras


Na foto de divulgação, Dilma Rousseff cumprimenta sobrinha neta de Tarsila do Amaral durante cerimônia de abertura da exposição


A presidente Dilma Rousseff inaugurou, na noite desta quarta-feira, a exposição Mulheres, artistas e brasileiras, que ficará aberta ao público de quarta-feira até o dia 5 de maio, no Palácio do Planalto. A exposição, idealizada pela presidente, homenageia artistas brasileiras e reúne 80 obras. A estrela da noite foi o quadro Abaporu, da pintora brasileira Tarsila do Amaral, de 1928. A obra veio especialmente do Museu de Arte Latino Americano de Buenos Aires para a exposição.
A presidente disse que a ideia da exposição é tirar os acervos dos cofres dos bancos estatais e museus, como o Banco Central, Banco do Brasil e Caixa e deixá-los acessíveis à população. "Estamos hoje abrindo os acervos dos bancos públicos brasileiros e vamos, sistematicamente, expor outras preciosidades como Di Cavalcanti, Portinari, Cícero Dias, enfim, todas as riquezas que estão guardadas nos bancos", afirmou.
Dilma também fez uma homenagem às artesãs brasileiras, e parabenizou as artistas que moldam bonecas em cerâmica. "Nossa escultoras são fantásticas, nossas bonequeiras são de nível internacional. Duvido que hoje existam bonequeiras tão capazes quanto as mineiras, sem querer puxar a brasa para a minha sardinha", disse a presidente, que nasceu em Minas Gerais, mas fez a carreira política em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.
Além de Dilma, estavam presentes o vice-presidente, Michel Temer, ministros e representantes de entidades
Fonte: Portal Terra

quarta-feira, 23 de março de 2011

Senado: Comissão da Reforma Política aprova fim das coligações proporcionais



A Comissão de Reforma Política do Senado realizou reunião na terça-feira (22), em que foi aprovado o fim das coligações partidárias, para os cargos na Câmara Federal, Câmara legislativa, Câmara de vereadores e assembléias. Para eleições majoritárias, ou seja, Senado, governos estaduais, prefeituras e presidência da República, ficou mantida a aliança entre partidos. Segundo o líder da bancada petista no Senado, Humberto Costa, as definições desta reunião são as mesmas defendidas pelo PT. O processo ainda é longo, até que a Reforma seja definitivamente aprovada. Outra comissão na Câmara dos Deputados, também discute o assunto.

“Nós tivemos uma vitória por maioria simples, da proposta que nós defendemos que é o voto proporcional com lista fechada, ou seja, nós teríamos um voto no partido e isso sem dúvida fortalece o sistema partidário, ao mesmo tempo em que cria as condições para uma proposta que, para nós, é fundamental que é o financiamento público de campanhas. Além disso, garante a representação das minorias, em que o povo seria efetivamente representado na Câmara Federal e demais casas” explicou o senador.

De acordo com o parlamentar, o PT tem posicionamento sobre a Reforma Política desde o último Congresso do partido em que defende o voto proporcional em lista fechada com financiamento público de campanha e fidelidade partidária. A próxima reunião da Comissão está marcada para quinta-feira (24), quando será discutido o financiamento das campanhas eleitorais.

Deputado Odair Cunha acompanha comitiva de prefeitos sul mineiros em Brasília




A queda e a instabilidade do valor repassado através do Fundo de Participação dos Municípios, o aumento do custeio da máquina administrativa, o comprometimento progressivo da folha de pagamento e a gradativa transformação dos municípios em meros gestores de programas de governos estaduais e federais que destroem a capacidade de protagonista dos municípios, levou um grupo de prefeitos petistas a participarem de agenda organizada pelo deputado Odair Cunha, em Brasília.

A agenda ocorrida na semana passada teve o objetivo de estreitar a comunicação entre os prefeitos e o Governo Federal. O saldo foi positivo, como afirmou o prefeito de Pouso Alegre, Agnaldo Perugine "fomos bem recebidos por onde passamos e obtivemos respostas importante para nossa região. Agradecemos ao deputado Odair Cunha pela organização dessa agenda em Brasília."

terça-feira, 22 de março de 2011

O que resta da ditadura


Por Bernardo Ricupero*

Às vésperas de se completarem quarenta e sete anos do golpe que instaurou a última ditadura brasileira, não é difícil afirmar que o país atual pouco tem em comum com aquele do polarizado ano de 1964. Até porque, como atestaram as eleições presidenciais do ano passado, a polarização já não existe mais. Apesar da retórica, os principais candidatos, Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB), estavam de acordo nos pontos principais: a necessidade de se manter a estabilidade monetária e a diminuição da pobreza, que têm marcado positivamente os últimos anos da vida brasileira.

Não menos importante, Dilma e Serra participaram da oposição à ditatura, ninguém duvidando de suas credenciais democráticas. Indo mais longe, o partido da atual presidente se declara abertamente socialista, suposto perigo contra o qual foi realizado o golpe de 1964. Em outras palavras, num mundo pós-Guerra Fria muitos dos medos que mobilizavam paixões e interesses já não têm maior significado.

O próprio Brasil mudou significativamente nesse período de quase meio século. Apesar da persistência de enormes desigualdades sociais e regionais, o país continuou a se urbanizar, sua população envelheceu e, de maneira geral, vive melhor. Não é mero acaso que muitas dessas realizações, como a criação de uma democracia de massas, a universalização do acesso à educação primária e à saúde pública, são feitos aos quais se chegou depois do afastamento dos militares do poder.

No entanto, num ponto fundamental – o enfrentamento dos crimes cometidos pela ditadura – pouco se avançou. Nisso, o Brasil tem sido bem mais tímido do que outros países que tiveram regimes de exceção, entre eles, nossos vizinhos Argentina, Uruguai e Chile. Na Argentina, leis como a de Ponto Final e a de Obediência Devida foram consideradas inválidas, o que abriu caminho para o julgamento de militares e mesmo dos membros das juntas militares que governaram o país. No Chile, apesar da persistência da influência militar, que se faz sentir inclusive na legislação, o outrora todo poderoso ditador Augusto Pinochet não escapou de um julgamento.

No Brasil, em compensação, ao se lidar com nossos “anos de chumbo”, se preferiu oferecer principalmente reparação material às vítimas da ditadura. Só mais recentemente, outras medidas, como a publicação, pela Secretaria Nacional de Direitos Humanos, do livro “Direito à verdade e à memória”, começaram a promover, ainda que timidamente, a divulgação do que ocorreu nos porões do regime militar.

Ou seja, em termos de justiça de transição, pouco avançamos no que concerne à busca da verdade, à justiça e à reforma das instituições, preferindo o caminho aparentemente menos traumático das reparações. É significativo que, com algumas idas e vindas, esse tenha sido um caminho trilhado em governos de duas vítimas da ditadura: Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva.

Para além do Executivo, o Supremo Tribunal Federal (STF) julgou recentemente que os atos de tortura cometidos durante a ditadura seriam cobertos pela Lei da Anistia. Mesmo que a decisão tenha sido posteriormente condenada pela Corte Interamericana de Direitos Humanos, já que como crime contra a humanidade a tortura não pode ser objeto de anistia, ela indicou o quão fortes são as resistências para que se enfrente as atrocidades cometidas durante o regime militar.

Diante da timidez brasileira para lidar com nosso passado autoritário, provoca alívio os sinais dados pela ex-presa política Dilma e sua secretária de Direitos Humanos, Maria do Rosário, de que pretendem levar adiante a instalação de uma Comissão da Verdade. Mesmo assim, o projeto de lei para a criação de tal Comissão, encaminhado já no governo Lula, está emperrado na Câmara dos Deputados, em razão dos partidos não indicarem representantes para analisa-lo.

Ou seja, juntando-se ao Executivo e ao Judiciário, o Legislativo também dá sinais de que não quer mexer no “vespeiro” da ditadura. Em termos mais profundos, o Estado brasileiro incorre numa prática com marcas profundas em nossa história e mesmo cultura política: a da negociação e conciliação “pelo alto”. Não se pode, porém, imaginar que tal atitude não afete a qualidade da democracia que se está construindo no país, até porque a pouca disposição de se enfrentar o passado torna mais difícil superá-lo
*Bernardo Ricupero é cientista político e professor do Departamento de Ciência Política da USP (Universidade de São Paulo)
Escreveu, entre outros livros, "Sete lições sobre as interpretações do Brasil' (Editoria Alameda).


O texto acima foi retirado da coluna Opinião, do site Yahoo! Brasil.

Hora do Planeta

Mais da metade dos municípios brasileiros podem ficar sem água em 2015


Dono do maior potencial hídrico do planeta, o Brasil corre o risco de chegar em 2015 com problemas de abastecimento de água em mais da metade dos municípios. O diagnóstico está no Atlas Brasil – Abastecimento Urbano de Água, lançado hoje (22) pela Agência Nacional de Águas (ANA). O levantamento mapeou as tendências de demanda e oferta de água nos 5.565 municípios brasileiros e estimou em R$ 22 bilhões o total de investimentos necessários para evitar a escassez.


Considerando a disponibilidade hídrica e as condições de infraestrutura dos sistemas de produção e distribuição, os dados revelam que em 2015, 55% dos municípios brasileiros poderão ter déficit no abastecimento de água, entre eles grandes cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte, Porto Alegre e o Distrito Federal. O percentual representa 71% da população urbana do país, 125 milhões de pessoas, já considerado o aumento demográfico.

“A maior parte dos problemas de abastecimento urbano do país está relacionada com a capacidade dos sistemas de produção, impondo alternativas técnicas para a ampliação das unidades de captação, adução e tratamento”, aponta o relatório.

O diretor-presidente da ANA, Vicente Andreu, disse que o atlas foi elaborado para orientar o planejamento da gestão de águas no país. Segundo ele, como atualmente mais de 90% dos domicílios brasileiros têm acesso à rede de abastecimento de água, a escassez parece uma ameaça distante, como se não fosse possível haver problemas no futuro. “Existe uma cultura da abundância de água que não é verdadeira, porque a distribuição é absolutamente desigual. O atlas mostra que é preciso se antecipar a uma situação para evitar que o quadro apresentado [de déficit] venha a ser consolidado”, avalia.

De acordo com o levantamento, as regiões Norte e Nordeste são as que têm, relativamente, os maiores problemas nos sistemas produtores de água. Apesar de a Amazônia concentrar 81% do potencial hídrico do país, na Região Norte menos de 14% da população urbana é atendida por sistemas de abastecimento satisfatórios. No Nordeste, esse percentual é de 18% e a região também concentra os maiores problemas com disponibilidade de mananciais, por conta da escassez de chuvas.

O documento da ANA calcula em R$ 22,2 bilhões o investimento necessário para evitar que o desabastecimento atinja mais da metade das cidades brasileiras. O dinheiro deverá financiar um conjunto de obras para o aproveitamento de novos mananciais e para adequações no sistema de produção de água.

A maior parcelas dos investimentos deverá ser direcionada para capitais, grandes regiões metropolitanas e para o semi-árido nordestino. “Em função do maior número de aglomerados urbanos e da existência da região do semi-árido, que demandam grandes esforços para a garantia hídrica do abastecimento de água, o Rio de Janeiro, São Paulo, a Bahia e Pernambuco reúnem 51% dos investimentos, concentrados em 730 cidades”, detalha o atlas.

“Esperamos que os órgãos executores assumam o atlas como referência para os projetos. Ele é um instrumento de planejamento qualificado, dá a dimensão de onde o problema é grande e precisa de grandes investimentos e onde é pequeno, mas igualmente relevante”, pondera Andreu.

Além do dinheiro para produção de água, o levantamento também aponta necessidade de investimentos significativos em coleta e tratamento de esgotos. O volume de recursos não seria suficiente para universalizar os serviços de saneamento no país, mas poderia reduzir a poluição de águas que são utilizadas como fonte de captação para abastecimento urbano.

Andreu espera que o diagnóstico subsidie a elaboração de projetos integrados, compartilhados entre os órgão executores. “Ao longo do tempo, o planejamento acabou se dando apenas no âmbito do município, que busca uma solução isolada, como se as cidades fossem ilhas. É preciso buscar uma forma de integração, de planejamento mais amplo, preferencialmente por bacia hidrográfica”, sugere o diretor-presidente da agência reguladora. “Ainda não estamos no padrão de culturas que já assumiram mais cuidado com a água. Mas estamos no caminho, e o atlas pode ser um instrumento dessa mudança”.
Fonte: UOL Notícias

segunda-feira, 21 de março de 2011

Disponível a partir de hoje lista de espera do ProUni


..Os candidatos do Programa Universidade para Todos (ProUni) que não foram pré-selecionados na segunda etapa do programa podem verificar a partir de hoje se estão na lista de espera. Segundo o Ministério da Educação (MEC), a posição dos estudantes na lista de espera será definida pela ordem de classificação da nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano passado. Haverá uma lista para cada curso.

A partir da classificação na lista, as instituições de ensino superior que ainda têm bolsas de estudo disponíveis vão convocar os estudantes, entre hoje e sexta-feira, a fim de verificar as informações prestadas no ato da inscrição. Não é necessária a confirmação, por parte do candidato, do interesse em participar da lista.


A classificação dos candidatos considera a primeira opção de curso na inscrição. Caso não tenha ocorrido formação de turma em sua primeira opção de inscrição, a classificação será em sua opção seguinte, e assim sucessivamente, até a terceira opção de inscrição.
Fonte: Jonal O Estado de São Paulo

sábado, 19 de março de 2011

Pesquisa: Dilma é aprovada por 47% dos brasileiros


Uma pesquisa do Datafolha, que será publicada na edição deste domingo do jornal Folha de S. Paulo, divulga que a presidente Dilma Rousseff (PT) é aprovada por 47% dos brasileiros. Com este índice de popularidade, Dilma iguala-se ao recorde registrado por Luiz Inácio Lula da Silva na mesma época no segundo mandato.

Segundo o Datafolha, Dilma supera em popularidade todos os antecessores de Lula, se considerar a fase inicial do mandato. Segundo a pesquisa do Datafolha, 7% consideram a gestão de Dilma "ruim" ou "péssima", outros 34% a classificam como "regular" e 12% não souberam opinar. O instituto entrevistou 3.767 pessoas em 179 municípios nos dias 15 e 16 deste mês.

Hoje: a maior lua dos últimos 20 anos.


Sábado, dia 19 de março de 2011, ocorrera algo inusitado! A maior lua cheia das ultimas duas decadas.

Na verdade a lua cheia vai aparecer mais exuberante do que o usual na noite celeste quando ela atinge o ponto máximo de um ciclo, conhecido como Perigeu Lunar, isso não que dizer que ela cresceu e sim que vai estar mais proxima, isso acontece porque a lua gira, em sua órbita, de maneira elíptica. Quando o satélite lunar está mais distante da Terra, ocorre o apogeu, que no máximo pode atingir uma distância de 405 mil quilômetros, enquanto a distância média é de 384 mil quilômetros. No caso de sábado, a lua deve atingir uma distância de 360 mil quilômetros da Terra.

A lua cheia poderá aparecer no céu 14% maior e 30% mais luminosa, especialmente quando nascer no horizonte do oriente ao pôr-do-sol ou em condições atmosféricas bem favoráveis.

Fonte: ByAnndy

Sábado recordação


Nara Lofego Leão Diegues (Vitória, 19 de janeiro de 1942 — Rio de Janeiro, 7 de junho de 1989)

Filha caçula do casal capixaba Jairo Leão e Altina Lofego Leão, Nara nasceu em Vitória e mudou-se para a Cidade do Rio de Janeiro quando tinha apenas um ano de idade, com os pais e a irmã, a jornalista Danuza Leão. Durante a infância, Nara teve aulas de violão com Solon Ayala e Patrício Teixeira, ex-integrante do grupo "Os Oito Batutas" de Pixinguinha. Aos 14 anos, em 1956, resolveu estudar violão na academia de Carlos Lyra e Roberto Menescal, que funcionava em um quarto-e-sala na rua Sá Ferreira, em Copacabana. Mais tarde, Nara tornou-se professora da academia.

A Bossa Nova nasceu em reuniões no apartamento dos pais da cantora, em Copacabana, das quais participavam nomes que seriam consagrados no gênero, como Roberto Menescal, Carlos Lyra, Sérgio Mendes e seu então namorado, Ronaldo Bôscoli. No fim dos anos 1950, Nara foi repórter do jornal "Última Hora", onde Bôscoli também trabalhava, e que pertencia a Samuel Wainer, casado com a irmã de Nara, Danuza Leão. O namoro com Bôscoli terminou quando ele a traiu e iniciou um caso com a cantora Maysa, durante uma turnê em Buenos Aires, em 1961. Daí em diante, Nara se reaproxima de Carlos Lyra, que rompeu a parceria musical com Bôscoli em 1960, e de idéias mais à esquerda. Inicia um namoro com o cineasta Ruy Guerra e se casa com ele um tempo depois. Nessa época passa a se interessar pelo samba de morro.
A estreia profissional se deu quando da participação, ao lado de Vinícius de Moraes e Carlos Lyra, na comédia Pobre Menina Rica (1963). O título de musa da Bossa Nova foi a ela creditado pelo cronista Sérgio Porto. Mas a consagração efetiva ocorre após o movimento militar de 1964, com a apresentação do espetáculo Opinião, ao lado de João do Vale e Zé Keti, um espetáculo de crítica social à dura repressão imposta pelo regime militar. Maria Bethânia, por sua vez, a substituiria no ano seguinte, interpretando Carcará, pois Nara precisara se afastar por estar afônica. Nota-se que Nara Leão vai mudando suas preferências musicais ao longo dos anos 1960. De musa da Bossa Nova, passa a ser cantora de protesto e simpatizante das atividades dos Centros Populares de Cultura da UNE. Embora os CPC's já tivessem sido extintos pela ditadura, em 1964, o espetáculo Opinião tem forte influência do espírito cepecista. Em 1966, interpretou a canção A Banda, de Chico Buarque no Festival de Música Popular Brasileira (TV Record), que ganhou o festival e público brasileiro.

Dentre as suas interpretações mais conhecidas, destacam-se O barquinho, A Banda e Com Açúcar e com Afeto -- feita a seu pedido por Chico Buarque, cantor e compositor a quem homenagearia nesse disco homônimo, lançado em 1980.

Morreu na manhã de 7 de junho de 1989 vítima de um tumor cerebral inoperável aos 47 anos de idade. Ela já sabia do tumor, e sofria com esse problema havia 10 anos. O tumor estava numa área muito delicada do cérebro, por isso ela não podia ser operada, sentia fortes dores e tonturas, e isso também foi um contribuinte para ela tentar largar carreira musical. O último disco foi My foolish heart, lançado naquele mesmo ano, interpretando versões de clássicos americanos.


quinta-feira, 17 de março de 2011

Comissão do Senado aprova mandato de 5 anos e fim da reeleição


A Comissão da Reforma Política do Senado decidiu, na tarde desta quinta-feira, propor a manutenção do instituto do voto obrigatório e o fim da reeleição, com mandato de cinco anos para os executivos municipais, estaduais e federal. As novas propostas se somam às definidas na última terça-feira, quando os membros da comissão manifestaram-se a favor de mudanças na suplência de senador e na data da posse dos chefes do Executivo. As informações são da Agência Senado.
Dos 15 integrantes da Comissão da Reforma Política, apenas três foram favoráveis à implementação do voto facultativo: os senadores Demóstenes Torres (DEM-GO), Itamar Franco (PPS-MG) e Francisco Dornelles (PP-RJ), presidente da comissão.
Demóstenes argumentou que, mesmo obrigado por lei a ir às urnas, o eleitor ainda assim só vota se quiser. Ele assinalou que a multa imposta como penalidade ao não comparecimento é irrisória e o juiz eleitoral quase sempre isenta o eleitor ausente do pagamento levando em conta a condição econômica do eleitor. "Também não acredito nessa história de politização, pois o Estado de São Paulo, que é considerado o mais politizado do país, elegeu o Tiririca", afirmou.
Itamar defendeu o voto facultativo alegando que se trata do pleno direito de liberdade de expressão. Ele sugeriu que, em caso de não se chegar a um consenso sobre a matéria, que se faça uma consulta popular nas próximas eleições sobre a obrigatoriedade do voto. Dornelles, por sua vez, disse acreditar que o voto obrigatório e o proporcional são os maiores responsáveis pela distorção do sistema político brasileiro.
O fim da reeleição e a instituição do mandato de cinco anos para prefeito, governador e presidente da República obteve quase a maioria dos votos. Apenas o senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) foi favorável à manutenção da reeleição. Para ele, "quanto mais eleição melhor" e, se o eleitor estiver feliz com a administração do governante, deve ter a opção de reconduzi-lo por mais um mandato.
O senador Luiz Henrique (PMDB-SC), por sua vez, disse que até concordaria em manter a reeleição, desde que o governante fosse obrigado a se desincompatibilizar do cargo para concorrer.
Fonte: Portal Terra

Governo amplia público para vacinação contra gripe


Gestantes, crianças de seis meses a dois anos e profissionais de saúde passam a integrar a partir deste ano a Campanha Nacional de Vacinação, ao lado de idosos e população indígena. A mudança, anunciada hoje pelo Ministério da Saúde, foi tomada com base na experiência da pandemia de gripe suína. Na época, tanto gestantes quanto crianças menores de dois anos, mostraram ser, ao lado dos idosos, os mais suscetíveis para desenvolver casos graves de infecção.
Profissionais de saúde foram incluídos por uma razão parecida. "Eles podem ser a porta de entrada do vírus quando tratam de crianças e idosos. Daí a necessidade também da vacinação desse grupo", afirmou o secretário de Vigilância em Saúde do ministério, Jarbas Barbosa.
A vacinação deste ano começa dia 25 de abril e vai até 13 de maio. No primeiro sábado da campanha será realizado o Dia de Mobilização, quando postos de todo o País ficam abertos para vacinar o público alvo da campanha. Este ano, 65 mil postos de vacinação serão instalados.
A expectativa é imunizar 23,8 milhões de brasileiros. A exemplo de outros anos, a vacina usada na campanha será produzida pelo Instituto Butantã. Este ano, foram adquiridos 33 milhões de doses, ao custo de R$ 229 milhões. A incorporação dos três novos grupos para vacinação contra gripe, de acordo com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, é definitiva.
Fonte: Jornal O Estado de São Paulo

Hora do Planeta


Sábado, dia 26 de março, das 20h30 às 21h30. Apague as luzes para ver um mundo melhor.

A Hora do Planeta, conhecida globalmente como Earth Hour, é um ato simbólico no qual todos são convidados a mostrar sua preocupação com o aquecimento global. É uma iniciativa global da Rede WWF para enfrentar as mudanças climáticas.

Durante a Hora do Planeta, pessoas, empresas, comunidades e governo são convidados a apagar suas luzes pelo período de uma hora para mostrar seu apoio ao combate ao aquecimento global.

Em 2010, a Hora do Planeta foi um sucesso absoluto, com recordes estabelecidos no mundo e no Brasil. Globalmente, 105 nações, 4.211 cidades e 56 capitais nacionais aderiram. Já no Brasil, mais de três mil empresas, 579 organizações, três governos e 98 prefeituras participaram do movimento simbólico de alerta contra o aquecimento global e em favor da conservação de ecossistemas terrestres e aquáticos.

Junte-se a este movimento! Visite o site www.horadoplaneta.org.br e veja como participar!

Congada 2010, o filme

sábado, 12 de março de 2011

Sábado recordação


Antônio Arnaud Rodrigues (Serra Talhada, 6 de dezembro de 1942 — Lajeado, 16 de fevereiro de 2010) foi um ator, cantor, compositor, redator e humorista brasileiro.

Trabalhou nos programas de Chico Anysio na TV Globo e em vários outros programas humorísticos, tanto como ator quanto como redator. Na década de 70 formou com Chico e o instrumentista Renato Piau o grupo musical Baiano & os Novos Caetanos, no qual interpretava o cantor Paulinho Cabeça de Profeta. A iniciativa rendeu três discos de estúdio, alavancando também a carreira de músico de Arnaud, que acabaria lançando mais alguns álbuns solo.

No ano de 1978, Arnaud Rodrigues deu início a uma contribuição gigantesca para a cultura brasileira gravando a faixa 'A Carta de Pero Vaz de Caminha' , pertencente ao disco 'Redescobrimento', a música lançada no ano de 1978, era então o primeiro reggae gravado no Brasil.

Arnaud Rodrigues é também creditado como um dos precursores do rap brasileiro. A sua faixa, Melô do Tagarela, que foi lançada em compacto pela RCA em 1979 e cantada e falada por Luiz Carlos Miéle, sob uma sampleiada de Rapper's Delight, do grupo americano Sugarhill Gang foi a primeira versão de um rap gravado no Brasil.

Na teledramaturgia teve alguns trabalhos marcantes, como o Cego Jeremias, cantor ambulante da versão de 1985 da novela Roque Santeiro, além do imigrante nordestino Soró, personagem ingênuo e bem-humorado criado pelo escritor Walter Negrão para a novela Pão Pão, Beijo Beijo. Soró fez tanto sucesso entre o público que Arnaud voltaria a interpretá-lo no filme Os Trapalhões e o Mágico de Oróz.

Nos anos 80 integrou o grupo de humoristas do programa A Praça é Nossa sob o comando do veterano Carlos Alberto de Nóbrega, onde interpretou personagens como "O Povo Brasileiro" (sempre pobre e cansado), o mulherengo "Coronel Totonho", e o cantor sertanejo "Chitãoró" (uma sátira à dupla sertaneja Chitãozinho e Xororó, no quadro "Chitãoró e Xorãozinho" onde atuava ao lado do comediante (e posteriormente diretor da Praça) Marcelo de Nóbrega.

Em 1999, após realizar dois shows na cidade de Palmas, decidiu se mudar com a família para o Tocantins, onde assumiu a função de dirigente do Palmas Futebol e Regatas. Em 2004 deixou a Praça para se dedicar a seus shows solo e ao futebol, mas em 2010 planejava seu retorno ao elenco do humorístico, além da produção de um programa de variedades em um canal de televisão Tocantins.

No dia 16 de fevereiro de 2010, Arnaud estava com mais oito pessoas em um barco no lago da Usina de Lajeado, a 26 quilômetros de Palmas, capital do Tocantins quando, por volta das 17:30, a embarcação virou enquanto navegava às margens da rodovia TO-01. Sete ocupantes do barco (entre eles a esposa do humorista e dois de seus netos) foram resgatados por moradores da região, mas o corpo de Arnaud só seria encontrado pelos bombeiros horas mais tarde.

quinta-feira, 10 de março de 2011

EPTV faz reportagem sobre o Parque das Águas


A reforma do Parque das Águas foi objeto de matéria da EPTV, veja a reportagem.

quarta-feira, 9 de março de 2011

Presidente da Câmara Municipal ignora a Constituição.


O Presidente da Câmara Municipal, Juninho Coelho (PSDB)criou Comissão para investigar (sic) os motivos de demissão de duas ex-servidoras contratadas pelo Executivo, em flagrante desrespeito ao Art. 2º da Constituição Federal.

Fico imaginando se o Poder Judiciário ou o próprio Executivo resolvesse investigar as demissões ocorridas tão logo o atual presidente tomou posse na Câmara.

Como reagiria o vereador Juninho?

Onde anda a independência dos Poderes?

Vereadores aumentam o próprio salário.


Em menos de dois meses à frente da Câmara Municipal, o vereador Juninho Coelho(PSDB) aumentou o próprio salário e dos demais vereadores.
O Projeto de nº 001/2011, do Legislativo (único até agora) para aumento dos salários dos nobres edis, teve voto contrário dos vereadores Paulo César (PPS), Diogo Castilho (PDT), Roginaldo e Celso (ambos do PT).
Como houve empate, o presidente Juninho, olhou para os bolsos e rapidamente desempatou a favor do aumento.

Tenho certeza que o democrático Jornal Encontro dará destaque a essa notícia.

Cinzas

terça-feira, 8 de março de 2011

Jornal britânico põe Dilma em lista de 100 mulheres mais 'inspiradoras'


Relação do 'Guardian' é homenagem ao Dia Internacional da Mulher.
Brasileira figura ao lado de Thatcher, Hillary, Lady Gaga e Madonna.






Reprodução do site do jornal britânico 'Guardian' nesta terça-feira (8) mostra perfil da presidente Dilma Rousseff. A brasileira foi escolhida uma das 100 mulheres mais inspiradoras do mundo, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Leia o perfil (original em inglês).
(Foto: Reprodução)
Fonte: G1

8 de março




Receita de mulher

As muito feias que me perdoem
Mas beleza é fundamental. É preciso
Que haja qualquer coisa de flor em tudo isso
Qualquer coisa de dança, qualquer coisa de haute couture
Em tudo isso (ou então
Que a mulher se socialize elegantemente em azul, como na República Popular Chinesa).
Não há meio-termo possível. É preciso
Que tudo isso seja belo. É preciso que súbito
Tenha-se a impressão de ver uma garça apenas pousada e que um rosto
Adquira de vez em quando essa cor só encontrável no terceiro minuto da aurora.
É preciso que tudo isso seja sem ser, mas que se reflita e desabroche
No olhar dos homens. É preciso, é absolutamente preciso
Que seja tudo belo e inesperado. É preciso que umas pálpebras cerradas
Lembrem um verso de Éluard e que se acaricie nuns braços
Alguma coisa além da carne: que se os toque
Como no âmbar de uma tarde. Ah, deixai-me dizer-vos
Que é preciso que a mulher que ali está como a corola ante o pássaro
Seja bela ou tenha pelo menos um rosto que lembre um templo e
Seja leve como um resto de nuvem: mas que seja uma nuvem
Com olhos e nádegas. Nádegas é importantíssimo. Olhos então
Nem se fala, que olhe com certa maldade inocente. Uma boca
Fresca (nunca úmida!) é também de extrema pertinência.
É preciso que as extremidades sejam magras; que uns ossos
Despontem, sobretudo a rótula no cruzar das pernas, e as pontas pélvicas
No enlaçar de uma cintura semovente.
Gravíssimo é porém o problema das saboneteiras: uma mulher sem saboneteiras
É como um rio sem pontes. Indispensável.
Que haja uma hipótese de barriguinha, e em seguida
A mulher se alteie em cálice, e que seus seios
Sejam uma expressão greco-romana, mas que gótica ou barroca
E possam iluminar o escuro com uma capacidade mínima de cinco velas.
Sobremodo pertinaz é estarem a caveira e a coluna vertebral
Levemente à mostra; e que exista um grande latifúndio dorsal!
Os membros que terminem como hastes, mas que haja um certo volume de coxas
E que elas sejam lisas, lisas como a pétala e cobertas de suavíssima penugem
No entanto, sensível à carícia em sentido contrário. É aconselhável na axila uma doce
relva com aroma próprio
Apenas sensível (um mínimo de produtos farmacêuticos!).
Preferíveis sem dúvida os pescoços longos
De forma que a cabeça dê por vezes a impressão
De nada ter a ver com o corpo, e a mulher não lembre
Flores sem mistério. Pés e mãos devem conter elementos góticos
Discretos. A pele deve ser frescas nas mãos, nos braços, no dorso, e na face
Mas que as concavidades e reentrâncias tenham uma temperatura nunca inferior
A 37 graus centígrados, podendo eventualmente provocar queimaduras
Do primeiro grau. Os olhos, que sejam de preferência grandes
E de rotação pelo menos tão lenta quanto a da Terra; e
Que se coloquem sempre para lá de um invisível muro de paixão
Que é preciso ultrapassar. Que a mulher seja em princípio alta
Ou, caso baixa, que tenha a atitude mental dos altos píncaros.
Ah, que a mulher de sempre a impressão de que se fechar os olhos
Ao abri-los ela não estará mais presente
Com seu sorriso e suas tramas. Que ela surja, não venha; parta, não vá
E que possua uma certa capacidade de emudecer subitamente e nos fazer beber
O fel da dúvida. Oh, sobretudo
Que ela não perca nunca, não importa em que mundo
Não importa em que circunstâncias, a sua infinita volubilidade
De pássaro; e que acariciada no fundo de si mesma
Transforme-se em fera sem perder sua graça de ave; e que exale sempre
O impossível perfume; e destile sempre
O embriagante mel; e cante sempre o inaudível canto
Da sua combustão; e não deixe de ser nunca a eterna dançarina
Do efêmero; e em sua incalculável imperfeição
Constitua a coisa mais bela e mais perfeita de toda a criação imunerável.
(Vinícius de Moraes)

carnaval 2011



segunda-feira, 7 de março de 2011

carnaval 2011






Apesar da chuva que não para, o cambuquirense lota a Rua Direita.













































































Fotos: Bárbara Araújo