domingo, 28 de dezembro de 2014

Procissão do Divino em Cambuquira

Ocorrendo neste momento em Cambuquira a procissão do Divino Espírito Santo, dentro da Festa do Divino. origem remonta às celebrações religiosas realizadas em Portugal a partir do século XIV, nas quais a terceira pessoa da Santíssima Trindade era festejada com banquetes coletivos designados de Bodo aos Pobres com distribuição de comida e esmolas. Tradição que ainda se cumpre em algumas regiões de Portugal. A celebração do Divino Espírito Santo no planeta teve origem na promessa da rainha, D. Isabel de Aragão, por volta de 1320. A Rainha teria prometido ao Divino Espírito Santo peregrinar o mundo com uma cópia da coroa e uma pomba no alto da coroa, que é o símbolo do Divino Espírito Santo, arrecadando donativos em benefício da população pobre, caso o esposo, o rei D. Dinis, fizesse as pazes com seu filho legítimo, D. Afonso, herdeiro do trono. De acordo com os documentos, D. Isabel não se conformava com o confronto entre pai e filho legítimo em vista da herança pelo trono, pois era desejo do rei que a coroa portuguesa passasse, após sua morte, para seu filho bastardo, Afonso Sanches. Diante do conflito, a rainha Isabel passou a suplicar ao Divino Espírito Santo pela paz entre seu esposo e seu filho. A interferência da rainha teria evitado um conflito armado, denominado A Peleja de Alvalade. É provável que o costume de festejar o Espírito Santo tenha chegado ao Brasil já nas primeiras décadas do século XIV .

sábado, 27 de dezembro de 2014

Quebra Nozes

Foto: Antonio Almeida
Tradicionalmente no Teatro Thalia é apresentado ao final do ano uma adaptação do ballet Quebra Nozes que é um dos três balés que Tchaikovsky compôs. Baseia-se na versão de Alexandre Dumas, pai de um conto infantil de E. T. A. Hoffmann, O Quebra-Nozes e o Rei dos Camundongos/Ratos. Bastante modificado mas nem por isso menos importante, a montagem em Cambuquira foi digna dos mais calorosos aplausos.

sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

2014 uma vida em um ano.

De repente um ano lhe faz repensar toda sua vida e 2014 foi este ano. Tudo corria para ser um ano tal qual quase todos os outros, digo alguns pois não foi o único atípico mas foi aquele que mais me pregou surpresas. Primeiro o susto: falta de ar, corrida para o hospital, batimentos cardíacos a 180 por minuto. A constatação que possuo uma doença congênita (que já matou minha irmã): miocardiopatia hipertrófica. Uma semana de hospitalização, abandono do cigarro. Nem bem me restabeleço outra surpresa: joelho inchado, dedo do pé inchado, obrigado a usar bengala. Artrite, artrose, gota, diagnósticos assustadores. Abandono da cerveja e me transformando em quase vegetariano, digo quase, pois ainda me aventuro a um frango grelhado de vez em quando e peixes. O pior susto: Dilma reeleita, pobre Brasil. Por outro lado, o filme que atuo como protagonista fazendo história em festivais pelo mundo afora. Minha despretensiosa comédia vence a Sessão Cambuquira da MOSCA 9. Edito mais um livro de poemas. Faço parte de mesa de debates da Primeira Feira Literária de Cambuquira, que mais que uma Feira, foi um encontro de arte e cultura dos mais proveitosos. Aprendo a fotografar com olhar de poeta, não quero apenas imagens e sim versos em minhas fotos. Pela segunda vez sou convidado a participar do júri do Festival de Esquetes de Santa Teresa, no Rio de Janeiro, ao lado de grandes astros do cinema, televisão e teatro. Ano terminando e alguns planos e já outros sustos. Alerta para glicose que está quase chegando ao nível de diabetes e triglicerídeos altos. Sabe-se lá como iniciar 2015. Mas para quem enfrentou tantas e tantas coisas até aqui, tiro de letra mais isso e vamos que vamos viver mais um ano. Tomara!

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Filó Machado um show espetacular.

Fotos: Antonio Almeida
Com participação pra lá de especial de Bia Mestrinér, Isabela Mestrinér Machado e Felipe Machado, Filó Machado deu mais um show inesquecível no Estação Mineira Pub, que estava lotado, com todas as mesas e balcão ocupados. Cambuquira merece mais apresentações desse nível e não só pagode.

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Filó Machado no Estação Mineira Pub

Foto: Divulgação
O Compositor, instrumentista, cantor, arranjador e produtor Filó Machado estará se apresentado amanhã, 23/12, a partir das 21 horas no Estação Mineira Pub, juntamente com Felipe Machado. Filó acaba de lançar pela gravadora Maritaca, com produção de Léa Freire, o CD "Jazz de Senzala", com as participações de Toninho Horta, Arismar do Espírito Santo, Théo de Barros, Teco Cardoso, Vinicius Dorin e Thiago do Espírito Santo, além da própria Léa Freire. Participou do projeto Pixinguinha, ao lado de Alaíde Costa pelo sudeste e sul do Brasil em cidades como Belo Horizonte, Vitória, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, Florianópolis e Londrina. Em 2005, lançou pela gravadora Lua Music em parceria com a cantora Cibele Codonho o CD “Tom Brasileiro”. Fez uma tournée pelo Japão, se apresentando nas cidades de Tókio, Nagoya, Osaka, Yamagata, Rathinohe. Em 2006 Filó Machado volta a fazer uma tournée ao lado de Tetsuo Sakurai (baixista do Cassiopéia) por várias cidades do Japão como Kioto, Kurachik, Nagoya, Osaka, Yokohama, e em seguida no Java Jazz Festival 2006 na cidade de Jakarta e no mesmo Festival se apresentaram Take 6, Tower of Power, Kool and the Gang, Hiromi, Incógnito, Bob James, Lee Ritenour e Natan East. Em seguida, se apresentou encerrando o Festival Internacional de Quito, Equador, no mesmo Festival se apresentaram John Arbecombie, Rosa Passos e Nico Wayne. Participou do projeto Pixinguinha, ao lado de Alaíde Costa pelo sudeste e sul do Brasil em cidades como Belo Horizonte, Vitória, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, Florianópolis e Londrina. Em 2005 lançou pela gravadora Lua Music em parceria com a cantora Cibele Codonho o CD “Tom Brasileiro”. Fez uma tournée pelo Japão, se apresentando nas cidades de Tókio, Nagoya, Osaka, Yamagata, Rathinohe. Em 2006 Filó Machado volta a fazer uma tournée ao lado de Tetsuo Sakurai (baixista do Cassiopéia) por várias cidades do Japão como Kioto, Kurachik, Nagoya, Osaka, Yokohama, e em seguida no Java Jazz Festival 2006 na cidade de Jakarta e no mesmo Festival se apresentaram Take 6, Tower of Power, Kool and the Gang, Hiromi, Incógnito, Bob James, Lee Ritenour e Natan East. Em seguida, se apresentou encerrando o Festival Internacional de Quito, Equador, no mesmo Festival se apresentaram John Arbecombie, Rosa Passos e Nico Wayne. O show é simplesmente imperdível. O Estação Mineira Pub, fica na Av. Ordomundi Gomes Ferreira, 890 - Bairro Carioca.

domingo, 21 de dezembro de 2014

sábado, 20 de dezembro de 2014

Diálogo sobre o aborto

O diálogo sobre o aborto não pode ser um tabu em nossa sociedade. Em entrevista para o jornal The Guardin, a médica Ana Teresa Derraik relata três casos de procedimentos perigosos de aborto clandestino, um que levou à morte e outros dois à sequelas permanentes nas mulheres. Se estes casos fossem investigados, as pacientes poderiam ser processadas. Até quando o aborto deixará de ser encarado como questão de segurança pública para ser tratado como saúde pública? Vamos encarar os fatos: são realizados mais de 1 milhão de abortos ilegais por ano no país e o aborto clandestino é a quarta causa de morte materna no Brasil. Isso prova que a proibição legal não impede essas mulheres de interromper suas gestações quando isso é necessário. Pelo contrário: a proibição leva à realização de procedimentos cada vez mais perigosos, que geram complicações fatais às milhares de brasileiras. Temos de romper o silêncio para esta realidade. O aborto é um tema delicado, que incomoda, constrange e machuca, mas precisa ser debatido amplamente na sociedade, como questão de saúde pública. Esta realidade não pode ser um tabu. - Veja a matéria do The Guardian: http://bit.ly/1AOIzD5 - Texto retirado da página de Marcelo Freixo no Facebook.

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Restauração do Hotel Elite

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) celebrou termo de acordo judicial com o município de Cambuquira e com os atuais proprietários do imóvel situado na avenida Virgílio de Melo Franco, 637, para a restauração e a conservação do prédio onde funcionou o Hotel Elite, tombado pelo Decreto Municipal n.° 2.134/2014. O acordo, que contou ainda com a interveniência do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural de Cambuquira (Compac), extingue a Ação Civil Pública (ACP) proposta pelo MPMG contra a então proprietária e contra o município, objetivando a restauração e a adequada utilização do prédio. Pelo acordo, os proprietários do imóvel se comprometeram a executar medidas emergenciais e apresentar, em 120 dias, projeto de restauro que respeite altimetria e volumetrias originais, a preservação integral das fachadas externas, a manutenção dos elementos artísticos, incluindo escadas monumentais e ferragens. O restauro do primeiro volume do hotel (compreendido pelas fachadas voltadas para a rua) deverá ser concluído em dois anos. Eles se comprometeram também a manter o imóvel em bom estado de conservação, assegurando uso compatível com sua natureza de bem cultural protegido pelo tombamento integral. Ao município caberá exigir, em relação a qualquer proposta de intervenção no imóvel, protocolo de projeto e memorial descritivo subscrito por profissional habilitado para prévia análise e eventual aprovação pelo Compac, além de exercer vigilância permanente sobre eventuais construções, demolições, obras e intervenções de qualquer natureza. O Compac deverá analisar o projeto de recuperação do imóvel e fiscalizar o cumprimento das obrigações assumidas no acordo. O Hotel Elite, cuja construção foi iniciada em 1917, era composto de duas alas de aposentos amplos e confortáveis, partindo de um hall de entrada de forma circular coberto com uma cúpula importada da França, em estilo romano. Localizado na Estância Hidromineral de Cambuquira, no Sul de Minas, foi um dos hotéis mais elegantes da região, tendo, inclusive, servido de base para o alto comando das forças legalistas durante a Revolução de 1930. Texto da página do MPMG

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Prêmio Literário mais antigo do país abre inscrições

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura (FMC), abriu inscrições para a edição 2014 do Concurso Nacional de Literatura Prêmio Cidade de Belo Horizonte. Essa é a mais antiga premiação literária do país. A edição deste ano irá contemplar obras em duas categorias: conto e poesia. As inscrições são gratuitas e ficam abertas até o dia 18 de maio de 2015. A obra vencedora em cada categoria receberá um prêmio de 50 mil reais. Podem participar do concurso apenas pessoas físicas brasileiras, natas ou naturalizadas. O regulamento do Concurso foi publicado no Diário Oficial do Município e está disponível para consulta nos sites www.bhfazcultura.pbh.gov.br e www.pbh.gov.br/cultura. Como se inscrever As inscrições podem ser realizadas até o dia 18 de maio de 2015, de terça a sexta (exceto feriados), das 9h às 17h, pessoalmente na Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte, ou enviadas via Correios para a Rua Carangola, 288, térreo, Santo Antônio, Belo Horizonte/MG – CEP: 30330-240. A ficha de inscrição e a relação de toda a documentação solicitada aos candidatos estão disponíveis nos sites www.bhfazcultura.pbh.gov.br e www.pbh.gov.br/cultura. Avaliação e resultado As obras que forem habilitadas a participar do concurso serão avaliadas por uma Comissão Julgadora formada por três especialistas de reconhecido prestígio em cada categoria. As obras vencedoras, bem como as possíveis menções honrosas serão conhecidas até o dia 26 de outubro de 2015. Prêmio de tradição Criado em 1947, na comemoração do cinquentenário da capital, o Concurso Nacional de Literatura Prêmio Cidade de Belo Horizonte é o concurso literário mais antigo do país. Um de seus principais atributos é o fato de o concurso premiar apenas obras inéditas. A cada edição, o Prêmio Cidade de Belo Horizonte contribui para o surgimento de novos escritores e obras. Autores como Carlos Herculano Lopes, Antônio Barreto, Luis Giffoni, Roseana Murray, Maxs Portes, entre outros, integram a galeria de vencedores do concurso. A última edição do Prêmio Cidade de Belo Horizonte recebeu número recorde de inscritos (1712), com a participação de autores de todas as regiões do país e até de brasileiros que moram no exterior. Mais informações e regulamento clique aqui.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

F.E.S.T.A. mais um sucesso.

Fruto da perseverança de três atrizes, produtoras, sonhadoras, Kellys Kelfis, Manuela Penque e Priscila Ulmmann o Festival de Esquetes de Santa Teresa chega ao seu segundo ano com sucesso absoluto. Este ano, além dos tradicionais esquetes o Festival contou com outras atrações como venda de artesanatos, camisetas ecológicas e outros, O F.E.S.T.A. teve a Direção Geral de Kellys Kelfis, Direção de Produção de Priscila Ulmmann, Direção de Comunicação de Manuela Penque, Direção de Projeto de Débora Bendito, Direção Artística de Kellys, Manuela e Priscila, Produção Executiva de Kellys e Priscila, Júri composto de Rosamaria Murtinho, Mauro Mendonça, César Augusto, Jorge Salomão, Álamo Facó, Débora Lamm, Antonio Almeida e Zéu Brito. Vejam as fotos do Festival acessando aqui.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Nota da ONG Nova Cambuquira

A ONG Nova Cambuquira vem, por meio desta, publicar sua nota de repúdio em relação aos recentes fatos ocorridos no município de Cambuquira, no tocante à sua gestão de água e esgoto, ocorrido por meio do Executivo cambuquirense e autarquia SAAE. Ocorre que, em meados de 2005, a ONG, junto com a população cambuquirense, foi às ruas pedir uma gestão PÚBLICA e EFICIENTE de água e seu respectivo esgotamento, e que tal serviço não fosse realizado por meio da COPASA, uma empresa de economia mista que, conforme apurado e provado na época, trata-se de uma empresa com privatização branca, o que significa que seu capital tem controle por acionistas, que visam impulsionar e acrescer os lucros da empresa, dentre outros problemas verificados na ocasião. Afinal, cuidar da água, é essencialmente, pela nossa Carta Magna, uma competência atribuída ao ente federativo Município e não ao ente federativo Estado. Por esse e outros motivos, exigimos que aqui fosse instalada uma autarquia municipal, com verba a ser captada pela Funasa (Fundação Nacional da Saúde). Conforme se observa, o nosso legislador pátrio define a competência com base no princípio da eficiência. Assim, por se tratar a água e esgoto de um município algo eminentemente local, o Município terá melhores condições de realizar estes objetivos. Análises a parte, não parece ser isso que ocorreu no plano da realidade. Nós, da ONG Nova Cambuquira, acreditamos que o serviço de água como sendo algo eminentemente público e local, deveria ser gerido localmente e por uma empresa essencialmente pública, que tenha compromisso com a cidadania, dentre outros objetivos sociais. Embora nossa crença e nossa luta tenham sido coisas louváveis e explicáveis no plano teórico, o atual poder Executivo não levou essa luta tão a sério, tanto que hoje foi expedido um acórdão que ratificou a decisão dada em 1º grau, no começo desse ano de 2014, pelo Juiz de Direito Márcio Vani Bemfica, obrigando o município a executar o termo de convênio celebrado em 2005 com a Copasa, ou firmar um novo. Ocorre que, precisamente hoje, percebemos que uma longa luta foi perdida - e foi perdida por uma suposta incompetência e falta de cuidados com a obra da captação de água. Jogaram fora uma luta que, além de pertencer a essa entidade, foi uma luta de titularidade por grande parte da população cambuquirense, fazendo do justo, algo perdido, fazendo da conquista, algo no passado distante: uma conquista não implementada. O mencionado acórdão, sob o número 1.0107.07.002695-3/001, foi uma resposta ao agravo de instrumento do município à decisão de 1ª instância, onde foi negado o provimento ao recurso do município. Os desembargadores, na análise do agravo, pautaram que houve na obra do SAAE não um pequeno erro, mas sim um GRANDE erro, não se acertando sequer em coisas básicas. Não fizeram o georeferenciamento, não implantaram os marcos, não transportaram as coordenadas, não fizeram o levantamento das confrontações das propriedades, utilizaram escalas incorretas, etc, e, por fim, não houve a anotação de responsabilidade física, sem a qual o projeto não poderia ser executado. Aduziram, ademais, que não bastaram os extensos prazos oferecidos e renovados pelo Juiz de Direito Márcio Bemfica, para cumprimento do TAC, nem mesmo as multas diárias impostas pelo Poder Judiciário, para a hipótese de descumprimento da obrigação. Resumindo, NADA foi cumprido de forma adequada pelo poder público, não restando outra solução senão a execução do finado convênio com a COPASA. Acrescentam os desembargadores, ainda, que deveria haver um revisão de todo o projeto para conseguir o abastecimento de água do município, além de alguns poços escolhidos serem insuficientes no período de estiagem. Como se não bastasse, analisaram terem sido constatados riscos trabalhistas para os funcionários no monitoramento do sistema. Julgaram todo o trabalho como antiprofissional, sendo que a estrutura foi julgada como insuficiente ou precária. Também apontaram faltas de provas do SAAE e do Município no tocante às suas alegações, além de haver uma falta de seriedade da questão tratada pelo Poder Público, decidindo que será negado provimento ao recurso, mantendo-se, nos seus exatos termos, a decisão de primeiro grau. É triste constatar que toda uma conquista foi jogada no LIXO, ou, como melhor afigurado, caiu pelo ralo. Esse descaso em relação à matéria acabou por adiar ações concretas, no sentido de criar uma autarquia realmente autônoma e eficiente, com gestão pública, para resolver o nosso problema com o fornecimento de água. Concluímos que tal decisão pode trazer consequências no mínimo dramáticas para a qualidade de vida de nossa população, todas essas evitáveis por força da vontade pública, se fosse feita e decidida em seu tempo e em seus termos corretos. Agora, se a vontade da COPASA for de vir a se instalar no município, suplicamos que seja celebrado um novo convênio, com participação ativa da população cambuquirense na discussão de seus reais termos. Atenciosamente, Membros da ONG Nova Cambuquira

SAAE X COPASA

Sempre fui favorável que a água e o esgoto fossem tratados por uma autarquia municipal, no caso o SAAE. Participei da elaboração do projeto de captação de recurso acreditando ser a melhor solução para o município, vez que toda a arrecadação fica na cidade, diferente da empresa de economia mista. Pois bem, recurso aprovado, obra executada e aí começaram os problemas. Primeiro uma inauguração auto-promocional com o prefeito kaka discursando prometendo água para todos os munícipes a partir daquele momento. Alguns dias depois toda a cidade ficou as secas. Nada de água. Em desrespeito a Lei Orgânica deu a Estação de Tratamento de Água, o nome de sua genitora. Nomeou para o SAAE pessoas sem qualquer experiência na área. Assim, nunca poderia dar certo essa empreitada, lamentavelmente o prefeito kaka não reconhece sua total incompetência e continua promovendo a pior administração de Cambuquira dos últimos 105 anos. E aconteceu aquilo que a Justiça determinou. Veio a COPASA. Que seja bem vinda!

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Vai ter F.E.S.T.A.

Esse fim de semana a boa é curtir a segunda edição do F.E.S.T.A, um festival de esquetes incrível que vai rolar em Santa Teresa, no Rio de Janeiro, mais precisamente no Centro Cultural Municipal Laurinda Santos Lobo. O evento é produzido pelas atrizes Kellys Kelfis, Priscila Ullman e Manuela Penque, e além das peças curtinhas, drinks e outras delicinhas, a programação de 3 dias traz debates, apresentações de dança e circo, exposições, oficinas gratuitas e no sábado, uma festa comandada pelo som do DJ Bibo, da Gororoba. Entre os jurados do concurso, estão os atores Mauro Mendonça, Rosa Maria Murtinho, Zéu Britto, Álamo Facó, Jorge Salomão, Débora Lamm, Cesar Augusto e Antônio Almeida. Os vencedores serão anunciados no último dia do evento, haja coração, hein? A oficina de teatro-dança de Pina Bausch por Marcela Siebler é uma das oficinas imperdíveis, assim como o debate cultural que vai rolar no último dia, às 17h! Também vale se programar para a abertura da expo Cativos, do artista plástico Pablo Slawinski, na quinta (dia 04). Transcrito do Viver Bem, blog

Frida Kahlo em mostra fotográfica

A vida da artista mexicana Frida Kahlo inspirou mostra fotográfica em exposição no Museu da Diversidade Sexual, no Centro de São Paulo. A exposição “Todos Podem Ser Frida” questiona os conceitos de beleza e comportamento social –fatos marcantes na vida e na obra da pintora. A fotógrafa Camila Fontenele de Miranda reuniu no museu, que fica na estação República do metrô, 33 fotos de pessoas caracterizadas como a pintora mexicana. São fotos que remetem ao universo de Frida, com muitas cores e texturas. Além das fotos, nos próximos dias 6, 7, 13 e 14 de dezembro, os visitantes da exposição poderão ser produzidos como Frida para terem sua foto publicada na rede social oficial da exposição. A intervenção terá maquiador e figurino especiais para quem quiser participar. A exposição continuará mesmo após o fim das intervenções. A entrada é gratuita e é possível ver as fotos até o dia 28 de fevereiro.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Festival de Esquetes: Programação

Chegou o segundo Festival de Esquetes de Santa Teresa – FESTA. O festival acontecerá no Centro Cultural Municipal Laurinda Santos Lobo (R. Monte Alegre, 306 - Santa Teresa) nos dias 05, 06 e 07 de Dezembro de 2014 e tem entrada franca. Além de curtir um final de semana cheio de espetáculos teatrais, oficinas e debates culturais tem exposição do artista plástico carioca Pablo Slawinski. A exposição Cativos estará no Centro entre os dias 04 a 13 de dezembro de 2014.///// Programação : 04/12/14 – Abertura com a exposição Cativos, de Pablo Slawinski -18:00// 05/12/14 - Oficina Gratuita – 09:00 ao 12:00/ Apresentação dos Espetáculos - 15:30 ás 20:00// 06/12/14 – Oficina Gratuita – 09:00 ao 12:00/ Apresentação dos Espetáculos - 15:30 ás 20:00/ Festa do FESTA – 22:00/// 07/12/14 – Debate Cultural - 17:00/ Entrega de Prêmios - 18:00/ Encerramento do Evento – 19:00