segunda-feira, 25 de maio de 2015

Inscrições abertas para o 24º Festival Biarritz América Latina, na França

CINEMA
Estão abertas as inscrições para a 24ª edição do Festival Biarritz América Latina, que acontece na cidade francesa entre os dias 28 de setembro e 4 de outubro. O evento é dedicado à produção cinematográfica latino-americana e recebe inscrições de longas-metragens de ficção (até 27 de julho), curtas-metragens de ficção e documentários (até 8 de junho), para mostras competitivas e não competitivas. Para serem elegíveis à participação no evento, as obras devem ter sido produzidos entre janeiro de 2014 e junho de 2015, e devem ser inéditas tanto em mostras competitivas na França (com exceção do Festival de Cannes) como em circuito comercial no país. Os interessados devem preencher um formulário de inscrição online no site oficial e indicar um link para a visualização do filme. Também é possível o envio da obra por via postal em uma cópia em DVD, para o endereço informado no regulamento.

sábado, 23 de maio de 2015

Na próxima quinta, A Felicidade não se compra (It's a wonderful life) no Benedita Cineclube

Em Bedford Falls, no Natal, George Bailey (James Stewart), que sempre ajudou a todos, pensa em se suicidar saltando de uma ponte, em razão das maquinações de Henry Potter (Lionel Barrymore), o homem mais rico da região. Mas tantas pessoas oram por ele que Clarence (Henry Travers), um anjo que espera há 220 anos para ganhar asas é mandado à Terra para tentar fazer George mudar de idéia, demonstrando sua importância através de flashbacks. Dirigido por: Frank Capra// Com: James Stewart, Donna Reed, Lionel Barrymore// Gênero: Comédia dramática , Fantasia// Nacionalidade: EUA// Dia 28 (próxima quinta)//Benedita Cineclube (antigo Cine Elite)//20 horas// Você pode assistir o filme acompanhado de um cervejinha gelada.

sexta-feira, 22 de maio de 2015

Sinfonia das Águas é atração em Poços de Caldas

MÚSICA
Acontece neste sábado (23) em Poços de Caldas a Sinfonia das Águas. O espetáculo musical, comandado pelo maestro Agenor Ribeiro Netto em sincronia com a Orquestra Sinfônica da cidade, irá convidar o público para uma volta ao mundo, interpretando composições típicas de diversos países, trechos de óperas, temas musicais regionais, trilhas de cinema e clássicos populares, tudo em um cenário marcado pela rica iluminação e efeitos especiais.

quinta-feira, 21 de maio de 2015

Festival de Brasília abre inscrições

CINEMA
A 48ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro abriu as inscrições para as mostras competitivas de curtas, médias e longas-metragens. O festival acontecerá de 15 a 22 de setembro e podem se inscrever filmes concluídos a partir de 1º de agosto de 2014 que não tenham participado de processos seletivos nas edições anteriores do festival. Os filmes de longa-metragem deverão ter duração igual ou superior a 70 minutos, serem inéditos no Distrito Federal, preferencialmente inéditos nos demais Estados do Brasil, e não terem obtido o prêmio de melhor filme do júri oficial em festival nacional realizado até a data do festival. Os filmes de média-metragem deverão ter duração superior a 15 minutos e inferior a 70 minutos e os de curta-metragem deverão ter duração igual ou inferior a 15 minutos. Eles também deverão ser inéditos no Distrito Federal. A ficha de inscrição e o regulamento, estão disponíveis no site do Festival de Brasília.

terça-feira, 19 de maio de 2015

Data de pagamento: continua a queda de braço entre Prefeitura X funcionalismo

Foto: Feserp/MG
Mais uma vez os vereadores não apreciaram o projeto de lei que tenta mudar a data limite para o pagamento dos servidores, projeto este enviado pelo prefeito ao Legislativo após duas derrotas na esfera judicial. O referido projeto do Executivo altera a data de pagamento do funcionalismo para o dia 10, ao invés do quinto dia útil, como é hoje e tradicionalmente desde sempre. “Não podemos permitir essa aberração. Além de prejudicar de imediato os servidores pode abrir um precedente para o prefeito, que poderia ficar ‘tentado’ a atrasar ainda mais o pagamento”, disse a presidente do SINDCAM Claudia Helena Soares (foto). Temos informação que um vereador da oposição poderá ser cooptado a votar a favor do projeto e alertamos que a fidelidade partidária, no Direito eleitoral, trata da obrigação de que um político deve ter para com seu partido, tendo por base a tese de que se no Brasil todos os candidatos a cargos eletivos precisam de partidos políticos para se eleger, eles não podem se desvincular do partido para o qual foram eleitos, sob pena de perderem o mandato. Assim, se realmente houver a defecção do vereador de oposição, seu Partido pode retirar-lhe o mandato por infidelidade partidária. Lembramos também aos senhores vereadores que as eleições estão se aproximando e perder os votos do funcionalismo pode indicar uma séria derrota eleitoral.

Quinta, 21/05 às 20h, "Buena Vista Social Club" no Benedita Cineclube

Buena Vista Social Club era um clube de dança e atividades musicais de Havana, Cuba, onde os músicos se encontravam e tocavam na década de 1940, entre eles Manuel "Puntillita" Licea, Compay Segundo, Rubén González, Ibrahim Ferrer, Pío Leyva, Anga Díaz e Omara Portuondo. Ao longo dos anos novos membros entraram no grupo. Na década de 1990, aproximadamente 40 anos após o fechamento do clube, inspirou uma gravação do músico cubano Juan de Marcos González e o guitarrista americano Ry Cooder com os músicos tradicionais, o disco, chamado Buena Vista Social Club tornou-se um sucesso internacional. Foi quando então o diretor alemão Wim Wenders filmou a apresentação do grupo na Holanda, e uma segunda apresentação no famoso Carnegie Hall em Nova York, transformando num documentário, acompanhado de entrevistas feitas em Havana com os músicos. O filme foi aclamado pela crítica, sendo indicado ao Oscar na categoria Melhor Documentário1 e ganhando o prêmio de Melhor documentário no European Film Awards.///Quinta-feira, 21/05, 20h, no antigo Cinema Elite, entrada franca.

segunda-feira, 18 de maio de 2015

A História da Imprensa em Cambuquira

As organizadoras da II FLIC Feira Literária de Cambuquira estão montando um mural sobre “A História da Imprensa em Cambuquira” a ser apresentado na edição 2015. Quem tiver um ou mais exemplares dos jornais abaixo listados e puder emprestá-los, por favor, deixe mensagens na página da Feira Literária. "Águas de Cambuquira" ( 1907); " A Gazeta de Cambuquira" (1910); " O Jacaré " ( 1913); " A Notícia" (1915);" O Shoot" (1919); " A Verruma" ( 1920); " O Buscapé "(1921); " O Guiso" ( 1932); " A Metralha" (1934); " O Regenerador" ( 1931); " O Progresso" (1934); " O Jornal de Cambuquira" ( 1936); " A Voz da Cidade" (1948); " Folha de Cambuquira" (1951); " A Fonte " (1968). Contato com a II FLIC, clicando aqui.

quinta-feira, 14 de maio de 2015

Inscrições abertas para o festival Entretodos 8, em São Paulo

CINEMA/DIREITOS HUMANOS
Estão abertas as inscrições para a oitava edição do festival Entretodos, dedicado a curtas-metragens relacionados com a temática dos direitos humanos. Esta edição do evento, que acontece entre os dias 5 e 9 de outubro em São Paulo, terá como tema "Cidade educadora". As inscrições vão até o dia 8 de junho. Para se inscrever, é necessário enviar por via postal a ficha cadastral preenchida e o regulamento, disponíveis no site do Entretodos, ambos assinados. O filme pode ser enviado em DVD ou por meio de link protegido por senha. Serão aceitas produções de até 25 minutos em qualquer formato, inclusive vídeos de celular. Para maior acessibilidade, recomenda-se que os filmes sejam legendados em português, tenham recurso de audiodescrição e, se possível, uso da linguagem de libras. Para mais informações, acesse o site do festival.

Projeto de Lei que altera a data de pagamento ao funcionalismo foi retirado de pauta na Sessão de ontem da Câmara Municipal

Fotos: Antonio Almeida
Com as dependências da Câmara Municipal parcialmente ocupadas por servidores municipais a presidência daquela Casa não colocou em pauta para votação o polêmico projeto de lei que altera a data para o pagamento do funcionalismo. Segundo alguns servidores e até mesmo vereadores, o projeto não foi colocado em pauta para não ser derrotado. Foi uma Sessão normal, apenas o pronunciamento do vereador Paulo César destoou dos demais ao criticar, de maneira altamente deselegante e grosseira para um parlamentar, a presidente do Sindicato dos Funcionários Municipais. Ao final da Sessão o líder do prefeito, vereador Roginaldo tentou argumentar sobre a validade do projeto com um grupo reduzido de servidores já que a maioria se retirou do local indignada com as palavras do vereador Paulo César.

Doces Bárbaros hoje no Benedita Cineclube

CINEMA
A aventura dos conhecidos como "Doces Bárbaros" começa em 1976, quando Maria Bethânia, Gilberto Gil, Gal Costa e Caetano Veloso, em comemoração aos seus 10 anos de carreira, formam um conjunto que se apresentaria nas principais cidades brasileiras. Gil e Caetano compõem um repertório especial para a ocasião e, em junho daquele ano, Os Doces Bárbaros estréiam em São Paulo, no Palácio Anhembi, cujos quatro mil lugares mal conteviveram a multidão de fãs que a cada noite acorria ao teatro para assistir ao show dos Quatro Baianos. Tudo ia bem quando, após apresentações de igual sucesso em Campinas e Curitiba, o grupo se vê envolvido num incidente policial com a Delegacia de Tóxicos de Florianópolis, que acabou provocando a prisão de Gilberto Gil e do baterista Chiquinho Azevedo. Uma angustiante luta se desencadeia para que os dois sejam libertados e o show possa continuar. Hoje: 20 horas / antigo Cine Elite / Entrada Franca /

segunda-feira, 11 de maio de 2015

Inscrições abertas para o 59º Festival de Cinema de Londres

Estão abertas as inscrições para a 59ª edição do Festival de Cinema de Londres, que será realizado na capital inglesa entre os dias 7 e 18 de outubro. Organizado pelo British Film Institute, o evento aceita obras de curta ou longa-metragem finalizadas nos últimos 18 meses. O prazo de inscrição vai até 12 de junho para curtas com menos de 40 minutos de duração e até 19 de junho para os longas-metragens. Os interessados devem preencher o formulário de inscrição clicando aqui. Ao final do processo, serão direcionados a uma página na qual poderão efetuar o pagamento da taxa de inscrição via PayPal. O valor da taxa varia de acordo com a antecedência em que o filme é submetido. Veja o regulamento aqui. Após o preenchimento on-line, o proponente deve enviar, por via postal, uma cópia do filme em DVD, acompanhada da confirmação da inscrição e do comprovante do pagamento da taxa, do título original e em inglês do filme, nome do diretor, país de produção, duração do filme, uma breve sinopse e informações de contato. A organização também oferece como opção a disponibilização de um link protegido por senha para a visualização do filme pela internet. O Festival de Cinema de Londres é um dos eventos contemplados pelo Programa de Apoio à Participação de Filmes Brasileiros em Festivais Internacionais e de Projetos de Obras Audiovisuais Brasileiras em Laboratórios e Workshops Internacionais, que oferece apoios diversos a filmes oficialmente selecionados para 90 festivais internacionais e a projetos convidados para 31 laboratórios ou workshops.

Sábado, 16 de maio, 20h30, pré-estréia do filme Ano Luz, no Benedita Cineclube

2015 foi declarado pelas Nações Unidas como o Ano Internacional da Luz (AIL2015). O filme acompanha o projeto GalileoMobile pelo norte da Bolívia e Brasil em suas atividades relacionadas à astronomia que precederam a celebração do ano da luz. Ao longo do trajeto foram encontradas diversas pessoas com diferentes interpretações sobre o universo. O documentário busca retratar o encontro dessas diferentes visões e refletir sobre a importância do conhecimento da fenomenologia cosmológica. O Benedita Cineclube estará apresentando a pré-estreia do longa-metragem realizado pelo diretor Felipe Carrelli, que mais uma vez estará em Cambuquira, dia 16 de maio e estará conversando com o público após a exibição do documentário. /// Sábado, 16 de maio, 20h30 {entrada gratuita}/// Exibição do filme e debate com o diretor./// 2015 | Brasil-Bolívia | duração: 83 minutos

sábado, 9 de maio de 2015

Procura-se: Jovem para compartilhar ação climática de sucesso na Assembleia Geral da ONU

Foto: Reprodução Envolverde
Uma pesquisa global está em andamento à procura de um candidato para se dirigir a um evento especial de alto nível da ONU sobre mudança climática, marcado para o dia 29 de junho e convocado pelo presidente da Assembleia Geral, Sam Kutesa. “O primeiro objetivo é verificar o ritmo dos Estados-membros para ver onde estamos. Mas também sabemos que o mundo precisará de mais fôlego para combater as alterações climáticas. Estamos, portanto, à procura de soluções e inspiração de uma pessoa jovem que já conseguiu implementar com sucesso ações climáticas na sua comunidade”, disse Kutesa. O evento terá a participação de ministros, empresários e representantes de organizações da sociedade civil e acontecerá apenas alguns meses antes dos países se reunirem em Paris, em dezembro de 2015, para adotar um novo acordo universal sobre a mudança climática. A busca por um(a) orador(a) jovem e dinâmico para discursar na cerimônia de abertura está sendo realizada pelo Serviço de Relação Não Governamental da ONU (NGLS). Além disso, a NGLS procura candidatos para participar de outros dois painéis durante o dia da reunião. Para inscrever-se, clique aqui. O prazo termina em 17 de maio.

XIII PRÊMIO ESCRIBA DE POESIA

O XIII Prêmio Escriba de Poesia é promovido pela Prefeitura do Município de Piracicaba, através da Secretaria Municipal da Ação Cultural e da Biblioteca Pública Municipal de Piracicaba “Ricardo Ferraz de Arruda Pinto”, com o apoio das Instituições Literárias de Piracicaba (SP), com objetivo de dar oportunidade de expressão e manifestação a todo segmento de público. Premiação: I) Prêmio em dinheiro, troféu e diploma do 1º ao 3º lugar/// II) Publicação e 10 exemplares do livro aos selecionados/// Prazo: 29 de Maio de 2015/// Contatos - Mais informações e Dúvidas: Tel: (19) 3434-9032 (das 8h às 12h) - E-mail: nupec.semac@gmail.com Regulamento clicando aqui.

Qual o motivo de fogos de artíficio na madrugada?

IGNORÂNCIA E DESRESPEITO
Começaram ontem as apresentações musicais em comemoração ao aniversário da cidade. Não fui em função do frio e, principalmente, por ser o sertanejo um gênero musical ao qual não tenho qualquer intimidade. Hoje ouvi bastante elogio ao show, porém ouvi também dezenas de queixas sobre a queima de fogos durante a madrugada, provocando um barulho ensurdecedor, principalmente sendo um local central e próximo ao Hospital Geral de Cambuquira. Os enfermos poderiam ser respeitados por esses inconsequentes que sem o menor sentimento e em nome de uma festa, desrespeitam os doentes que estão internados no hospital. Outra situação é a de uma mãe que acabou de dar a luz , os foguetes geram barulhos ensurdecedores, uma mãe suporta bem esse tipo de barulho, mas um recém nascido com certeza não, afinal, é preciso repouso e adequação ao novo ambiente em que ele vai viver, e se for assustado logo nos seus primeiros dias de vida, até seu coraçãozinho pode ficar doente para o resto da vida. Os bebês internados no hospital e que estejam dormindo a hora que soltam rojão assustam e quase morrem de susto, pois não sabem o que está acontecendo. Muitos da fauna silvestre morrem ou sofrem alterações do seu ciclo reprodutor. Os cães latem em desespero e enforcam-se nas correntes e ambos apresentam taquicardia, salivação, tremores, medo de morrer, escondem-se em locais minúsculos, fogem para nunca mais serem encontrados, provocam acidentes nas vias publicas e são vitimas de atropelamento. Infelizmente, soltar fogos de artifício em horário impróprio (se é que existe horário próprio para essa ignorância) é um hábito dessa administração municipal, que gasta recursos públicos (do nosso bolso) para essa barbaridade. Os fatos são comprovados, existe o risco pessoal, o risco para aqueles que estão por perto assistindo e o risco para quem não tem nada a ver com fogos de artifício que são os doentes nos hospitais.

quinta-feira, 7 de maio de 2015

Festival na Croácia, tem inscrições abertas para curtas-metragens

CINEMA
Estão abertas as inscrições para o Star Film Fest, que acontece em Sisak, na Croácia, entre 3 e 5 de setembro. O festival recebe gratuitamente curtas-metragens de qualquer gênero até o dia 15 de julho. As produções selecionadas serão exibidas ao ar livre. Os filmes podem ser inscritos online, com o preenchimento do formulário de inscrição e envio de um link para visualização da obra, ou por via postal, com envio de DVD. Os curtas devem ter duração máxima de 30 minutos e devem ter sido produzidos a partir de 2010. As obras devem ser legendadas em inglês ou croata. Clique aqui para acessar o regulamento. Os filmes participantes concorrerão a cinco prêmios outorgados pelo júri do evento (Melhor filme institucional, incluindo propaganda; melhor documentário; melhor filme de um take; melhor ficção e melhor experimental) e ao prêmio de melhor filme na opinião do público. Os vencedores receberão o troféu Star. Para mais informações, acesse o site oficial do Star Film Fest.

segunda-feira, 4 de maio de 2015

Brasília sedia encontro de bonecos mamulengos

CULTURA POPULAR
Brasília será sede, nesta terça-feira (5), das 10h às 18h15, do Encontro de Mamulengos do Distrito Federal. Promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o evento tem o objetivo de esclarecer a população sobre a política de salvaguarda do patrimônio cultural de natureza imaterial, assim como os aspectos do registro do Teatro de Bonecos Popular do Nordeste. Durante o evento, além de debates e palestras, será entregue aos bonequeiros do Distrito Federal o Título de Patrimônio Cultural do Brasil. Também será realizada posse da nova diretoria da Associação Candanga de Teatro de Bonecos, parceira nas atividades relacionadas ao Registro do Teatro de Bonecos Popular do Nordeste. O Teatro de Bonecos Popular do Nordeste – Mamulengo, Babau, João Redondo, Cassimiro Coco – foi reconhecido pelo Iphan como Patrimônio Cultural do Brasil no último dia 05 de março. O pedido de reconhecimento foi feito pela Associação Brasileira de Teatro de Bonecos (ACTB) e pelo Centro Unima Brasil e resultou na abertura de processo administrativo no Departamento de Patrimônio Imaterial do Iphan. A análise abrangeu pesquisas e coleta de documentos e informações sobre o Teatro de Bonecos Popular do Nordeste em quatro estados brasileiros – Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará – e no Distrito Federal. No DF e entorno, foram identificados e documentados oito grupos praticantes dessa forma teatral. O exemplo do DF é representativo do deslocamento dessa prática artística e cultural de seus contextos originários. O desenvolvimento na capital federal se desenvolveu a partir da migração de praticantes dessa arte, provenientes da região nordeste brasileira, no período da construção de Brasília.