sábado, 28 de novembro de 2015

Curta na sexta (com um dia de atraso)

Atendendo a diversos pedimos compartilhamos novamente nosso filme vencedor da Sessão Cambuquira da Mosca 9.

terça-feira, 24 de novembro de 2015

Documentário brasileiro retrata as semelhanças entre samba e jazz

Os parentescos entre o samba e o jazz extrapolam as semelhanças entre suas matrizes musicais africanas – o desenvolvimento desses gêneros acompanhou, em certas regiões do Brasil e dos EUA, a luta por afirmação cultural e social das populações negras. O documentário brasileiro Samba & Jazz: Rio de Janeiro – New Orleans, busca exatamente traçar esses paralelos, colocando lado a lado trajetórias, cenários e personagens capazes de esboçar as afinidades e particularidades das comunidades que orbitam em torno da música popular dessas cidades. Dirigido pelo fotógrafo Jefferson Mello, autor do livro Os Caminhos do Jazz (2004), o filme levou os prêmios de melhor documentário em longa nos festivais norte-americanos Capital City Black Film e Cinema on the Bayou. O filme está em cartaz no Espaço Itau1 em São Paulo.

domingo, 22 de novembro de 2015

Festival Internacional de Documentários recebe inscrições para sua 21ª edição

O É Tudo Verdade - Festival Internacional de Documentários recebe, até o dia 13 de dezembro, inscrições de documentários para sua 21ª edição, que acontece entre 7 e 17 de abril de 2016 nas cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro. As inscrições são gratuitas. Há quatro categorias competitivas: a Competição Brasileira de Longa ou Média-metragem (para obras com mais de 40 minutos de duração), a Competição Brasileira de Curta-Metragem (para filmes com até 30 minutos), e competições internacionais com as mesmas especificações. Os interessados devem preencher a ficha de inscrição e informar um link protegido por senha para o download e a visualização da obra. Há também a opção de envio por via postal de uma cópia em DVD ou Blu-Ray para o endereço informado no regulamento.

5ª MOSTRA ECOFALANTE DE CINEMA AMBIENTAL PREMIARÁ CURTAS DE ESTUDANTES

A 5ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental lança o Concurso Curta Ecofalante, que premiará os melhores trabalhos realizados por universitários e estudantes de escolas técnicas e de ensino médio.Podem participar trabalhos finalizados a partir de 2013, de até 15 minutos, com temáticas ambientais. As inscrições podem ser feitas até 10 de dezembro de 2015, através do site do festival. A Seleção Oficial do Curta Ecofalanteserá divulgada no site do festival em fevereiro de 2016. Os filmes selecionados concorrem aos seguintes prêmios: Prêmio Curta Ecofalante - Categoria Ensino Médio; Prêmio Curta Ecofalante - Categoria Ensino Técnico e Universitário; Prêmio Melhor Filme pelo Público.

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Poluição ambiental

As ocupantes do veículo visto na foto ao lado, cujas fotos originais estão à disposição das autoridades se for de interesse, panfletaram (jogando panfletos pela janela) toda a saída de Três Corações, trecho da estrada e toda a Avenida Antonio Almeida Santos em Cambuquira, sujando toda a pista. Ao lado também, cópia do panfleto jogado. O maior problema do Brasil ainda é o brasileiro.

O asfalto e o meio ambiente

O asfalto faz as noites nas cidades serem até 5 graus Celsius mais quentes, segundo estudo da USP (Universidade de São Paulo), em Piracicaba. Esse tipo de superfície tem a capacidade de guardar calor durante o dia e liberá-lo até aproximadamente 20h30, com isso o desconforto térmico nas vias perdura mais, o que aumenta o consumo de água, energia elétrica e o desgaste físico. O asfalto esquenta as massas de ar na superfície gerando o 'calorão' das noites, que vai diminuindo ao longo do período noturno. O professor Demóstenes Ferreira da Silva Filho, do Departamento de Ciências Florestais da Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz/USP), disse que o estudo de 2012 foi feito com câmera termal e fotos aéreas. Nas imagens, realizadas durante o dia e à noite, é possível diferenciar as variações de calor emitidas pelas diversas superfícies, como asfalto, cobertura verde, prédios, muros e telhados. É nítido verificar que as ruas asfaltadas estão mais quentes que as demais áreas. A rotina de candidatos a vereador é prometer o asfaltamento de ruas para angariar votos nas eleições. Pois essa é uma maneira errada de cuidar do meio ambiente. Na cidade não existem galerias pluviais em quantidade e qualidade desejada que permita a coleta de torrentes. Resultado: na temporada das chuvas fortes a cobertura asfáltica colabora para o aumento da velocidade da água, que sem as galerias pluviais favorece a ocorrência de grandes enchentes. Basta ver o que ocorre na área do Parque das Águas com a água que desce da Figueira quando a chuva é forte. A impermeabilidade do asfalto impede a infiltração da água no solo, causando sérios danos ambientais . A alternativa é a pavimentação intertravada. Trata-se de blocos pré-fabricados que se encaixam e formam o pavimento. O cuidado está no processo de colagem das juntas, que deve ser aplicado material que seja permeável e no pré-calçamento. Não adianta nada fazer uma camada de asfalto para depois aplicar o bloco intertravado. Infelizmente os administradores da cidade aliados aos vereadores ávidos pela reeleição procuram uma solução imediatista, não se importando com os problemas futuros e ainda procuram insuflar a população com mentiras sobre aqueles que somente querem o bem da cidade. Os recursos se bem aplicados sinalizam uma cidade preparada para o futuro, que infelizmente não é o caso de Cambuquira.

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Divulgados os esquetes classificados para o Fest&Arte

A viúva do vilarejo - Cia de Teatro Barquinhos de Papel - RJ/// Balada de um palhaço - Cia Kamaleon - RJ/// Bendito fruto - Cia Benditos - RJ/// Bichos Escrotos - Grupo Escrotos - RJ/// Circo suspensão capilar - Cia Circosilva - RJ/// Combate corpo a corpo - Cia Quarto Coletivo de Teatro - /// Construção - Cia Atores de Fábrica - RJ/// Humanus - Cia Huper - RJ/// Lulu - Cia Dani Barbosa - RJ/// Modesta Proposta Gourmet - Cia enviezada - RJ/// Mudei minha vida, agora quero distância - Cia S.V de Teatro SP/// Ponto Primeiro - Cia Miguel Cipriano Costa Tomás - RJ/// Sabe com quem está falando? - Cia S.V de Teatro - SP/// Se eu doesse por amar - Cia Parto cia - RJ/// Sem ar te sufoca - Grupo Ato Falho - RJ/// Terapia do povo - Coletivo Carranca - RJ Transportare - Cia Dbaya Cia de Dança Andrea Sposito - SP/// Um dedinho de amor - Cia Dois em Cena - RJ

Invista em seu futuro

Faça sua inscrição.

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Fora Eduardo Cunha

Escolhido o relator: agora é pressão total pela cassação de Cunha Instaurado o processo no Conselho de Ética e já definido como relator o deputado Fausto Pinato (PRB/SP), cabe agora a pressão popular para que o mandato de Eduardo Cunha seja cassado. O relator apoiou Cunha pra presidente da Câmara e pertence ao PRB, partido que apesar de todas as provas contra Cunha ainda continua lhe dando sustentação política. Deputado menos votado nas eleições de 2014, Pinato só obteve o mandato em função dos mais de 1,5 milhão de votos recebidos por Celso Russomanno (PRB/SP). Sabemos que não será fácil, por isso é preciso redobrar as atenções contra um possível arquivamento sumário, o relator precisa dar um parecer pela admissibilidade, caso contrário, será a desmoralização completa do Conselho de Ética. O Congresso Nacional não pode sair desmoralizado numa situação em que a quebra do decoro parlamentar é evidente e quando pesam provas robustas de desvio de dinheiro público e ocultação de patrimônio. Esperamos que apesar das alianças partidárias, prevaleça o mínimo de bom senso e a sociedade seja ouvida. Seguimos na luta pela cassação de Cunha e que todos os envolvidos em casos de corrupção respondam pelos seus crimes. Texto do deputado Ivan Valente (PSOL/SP)

Amores Glaciais no Teatro do Brasília Shopping, em Brasília.

Espetáculo teatral Amores Glaciais // Temporada de 7 a 29 de novembro.// Teatro Brasília Shopping // Sábados as 21h e Domingos as 20h// Dramaturgia: Maurício Witczak// Direção: Wol Nunnes// Interpretação: Wol Nunnes e Maurício Witczak IMPERDÍVEL!

terça-feira, 3 de novembro de 2015

Vem aí o 8º Festival de Cinema da Lapa

Entre os dias 17 e 21 de novembro, será realizado o tradicional Festival de Cinema da Lapa, na histórica cidade paranaense localizada na região metropolitana de Curitiba. Dentro do festival serão realizadas ao longo do dia mostras de filmes, oficinas e debates. Haverá exibição gratuita de 50 filmes em espaços montados no centro da cidade, com destaque para uma grandiosa estrutura climatizada armada ao lado do Theatro São João. Veja os filmes da mostra competitiva no site do festival.

Iniciativa premiará Boas práticas de Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial

As ações de salvaguarda voltadas à valorização de bens culturais imateriais que sejam bem-sucedidas e tenham caráter exemplar poderão participar da seleção realizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) via Edital Prêmio Boas Práticas de Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, no âmbito do Programa Nacional do Patrimônio Imaterial – PNPI 2015. Além de identificar e dar visibilidade às atividades culturais protagonizadas por diversos atores da sociedade brasileira relativas ao patrimônio imaterial, o Prêmio visa valorizar e reconhecer essas ações. Assim, o Prêmio conta com um total de R$ 1 milhão e vinte mil reais do Fundo Nacional de Cultura para premiar 34 instituições. Podem participar instituições privadas sem fins lucrativos que tenham desenvolvido no mínimo uma das seguintes ações para a salvaguarda do patrimônio cultural imaterial em território nacional: mapeamento, pesquisa, produção bibliográfica e audiovisual, ações educativas, formação, capacitação, transmissão de saberes, apoio à organização e à mobilização comunitária e promoção da utilização sustentável dos recursos naturais. As atividades devem estar sempre associadas à valorização das referências identitárias de grupos, à gestão participativa e autônoma da preservação de práticas e manifestações culturais tradicionais de grupos formadores da sociedade brasileira. O reconhecimento dessas práticas ainda vai ao encontro das diretrizes propostas pela Convenção de 2003 da Unesco para Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial. As inscrições gratuitas deverão ser entregues ou encaminhadas via Sedex ao Departamento de Patrimônio Imaterial (DPI-Iphan) no período de 20 de outubro de 2015 a 07 de dezembro de 2015. O resultado final será publicado pelo DPI no dia 22 de dezembro. Informações complementares poderão ser obtidas pelo telefone (61) 2024-5400 ou pelo endereço eletrônico dpi@iphan.gov.br. Acesse a íntegra do Edital.

domingo, 1 de novembro de 2015

População de Cambuquira busca baixar os salários dos políticos locais

Começou hoje, na Rua Direita a coleta de assinaturas para uma Projeto de Lei de Iniciativa Popular visando a redução dos salários do prefeito, vice, vereadores e cargos comissionados. Em uma cidade com baixa arrecadação é inadmissível o valor pago aos nossos políticos. Os vereadores trabalham algumas horas semanais e recebem, por exemplo, mais de 2 mil reais, enquanto um trabalhador trabalha oito horas diárias para receber um mísero salário mínimo. A coleta de assinaturas continua na terça pela manhã na Rua Direita e a tarde na Av. Brasil.