quarta-feira, 31 de agosto de 2016

"No Caminho dos Pés" concorre em duas categorias no FESTICINI

O curta metragem "No Caminho dos Pés" todo filmado em Cambuquira obteve duas indicações para prêmios no Festival Internacional de Cinema Independente, concorrendo assim aos prêmios de melhor filme e de melhor direção (Stefânia Vasconcellos).

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

"No Caminho dos Pés" selecionado para o FESTICINI - Festival Internacional de Cinema Independente.

O filme "No Caminho dos Pés", foi selecionado para o Festicini - Festival Internacional de Cinema Independente, que acontece em Sumaré / SP. de 16 a 30 de Setembro, com direção de Stefânia Vasconcelos, produzido pela Nozes Produções, com produção executiva de Kellys Kelfis,tendo uma equipe técnica com participação efetiva de cambuquirenses e com este escriba como o personagem "José", filmado integralmente em Cambuquira/MG, o curta metragem têm corrido o mundo e agora aporta em mais um festival, desta vez no Estado de São Paulo.

sexta-feira, 26 de agosto de 2016

24º Bienal Internacional do Livro de SP traz programação multicultural

Bienal Internacional do Livro de São Paulo, realizada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), chega à sua 24ª edição, com atrações multiculturais voltadas para celebrar a leitura. O evento que ocorre a partir de hoje atée 4 de setembro de 2016, no Anhembi, reunirá as principais editoras, livrarias e distribuidoras, e trará ao público atrações exclusivas, com presença de autores nacionais e internacionais, lançamentos de livros, tardes de autógrafos, oficinas, brincadeiras e debates. Em sua última edição, em 2014, a Bienal do Livro se reinventou, trazendo para o público um evento democrático, diverso e multicultural, indo muito além da “feira de livros”. Com o tema “Histórias em Todos os Sentidos”, este ano o evento reafirma esse posicionamento, e convida o visitante a vivenciar as muitas histórias que a Bienal do Livro pode contar, de acordo com seus interesses.

quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Qual a diferença entre comunismo e socialismo? Existiu algum país realmente comunista?

A gente cansa de ver bobagens escritas nas redes sociais sobre comunismo, socialismo, fascismo, marxismo, etc. Tentando elucidar um pouco a coisa, vai aí uma publicação do site Mundo Estranho: "As expressões “comunismo” e “socialismo” recebem significados nem sempre muito precisos. Numa explicação bem resumida, daria para dizer que, segundo a teoria marxista (veja quadro ao lado), o socialismo é uma etapa para se chegar ao comunismo. Este, por sua vez, seria um sistema de organização da sociedade que substituiria o capitalismo, implicando o desaparecimento das classes sociais e do próprio Estado. “No socialismo, a sociedade controlaria a produção e a distribuição dos bens em sistema de igualdade e cooperação. Esse processo culminaria no comunismo, no qual todos os trabalhadores seriam os proprietários de seu trabalho e dos bens de produção”, diz a historiadora Cristina Meneguello, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Mas essas duas expressões também pode assumir outros significados. “Pode-se entender o socialismo, num sentido mais limitado, significando as correntes de pensamento que se opõem ao comunismo por defenderem a democracia. Em contraposição, o comunismo serviria de modelo para a construção de regimes autoritários”, afirma o historiador Alexandre Hecker, da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em Assis (SP). Os especialistas são quase unânimes em afirmar que nunca houve um país comunista de fato. Alguns estudiosos vão mais longe e questionam até mesmo a existência de nações socialistas. “Os países ditos comunistas, como Cuba e China, são assim chamados por se inspirarem nas idéias marxistas. Contudo, para seus críticos de esquerda, esses países sequer poderiam ser chamados de socialistas, por terem Estados fortes, nos quais uma burocracia ligada a um partido único exerce o poder em nome dos trabalhadores”, diz o sociólogo Marcelo Ridenti, também da Unicamp. Logo após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), formou-se na Europa, sob liderança da União Soviética, um bloco de nações chamadas de comunistas. “Esses países tornaram-se ditaduras, promovendo perseguições contra dissidentes. A sociedade comunista, justa e harmônica, concebida por Marx, não foi alcançada”, afirma Cristina". Texto retirado do site Mundo Estranho

quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Abertas inscrições para Plataforma: Lab 2016

Plataforma:Lab, em sua segunda edição, tem o objetivo de criar um ambiente instigante de reflexão e de formação para realizadores brasileiros com profissionais experientes do mercado nacional e internacional, através de atividades que proporcionem uma oportunidade de diálogo e aproximação entre os selecionados e os profissionais convidados, para aperfeiçoarem seus filmes e projetos. Além disso, o evento promove atividades abertas ao público, com mesas de debate e palestras sobre diferentes temas que envolvem a produção de cinema contemporânea. Veja o regulamento e inscrições AQUI.

domingo, 7 de agosto de 2016

Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro e a RioFilme lançam edital de mostras e festivais

A Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro e a RioFilme lançaram o Edital de Mostras e Festivais do Audiovisual. O objetivo é fomentar uma das maiores vitrines de produção audiovisual difundindo o acesso a filmes e games fluminenses, nacionais ou internacionais em eventos no Rio de Janeiro. A iniciativa também visa fortalecer o segmento estimulando a produção e exibição audiovisual, a formação de público, a reflexão cinematográfica e o acesso ao conteúdo cultural. As inscrições vão até 16 de setembro. A linha de ação tem valor total de R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais) destinado à produção de mostras e festivais de audiovisual em território fluminense no ano de 2017. Veja AQUI o Edital e documentação necessária.