sábado, 31 de dezembro de 2016

.

ESPERANÇA Lá bem no alto do décimo segundo andar do Ano/ Vive uma louca chamada Esperança/ E ela pensa que quando todas as sirenas/ Todas as buzinas/ Todos os reco-recos tocarem/ Atira-se/ E/ — ó delicioso vôo!/ Ela será encontrada miraculosamente incólume na calçada,/ Outra vez criança.../ E em torno dela indagará o povo:/ — Como é teu nome, meninazinha de olhos verdes?/ E ela lhes dirá/ (É preciso dizer-lhes tudo de novo!)/ Ela lhes dirá bem devagarinho, para que não esqueçam:/ — O meu nome é ES-PE-RAN-ÇA.../ Mario Quintana

Inscrições para a Mostra Sesc de cinema estão abertas.

Com o objetivo de promover a difusão da produção cinematográfica brasileira que não chega ao circuito comercial de exibição, a Mostra Sesc de Cinema pretende contribuir para o campo audiovisual sendo um espaço de lançamento e promoção de artistas de todo o país. Além da premiação com um contrato de licenciamento para exibição pública, a Mostra Sesc de Cinema certificará os destaques de melhor roteiro, filme, direção de fotografia, desenho de som, direção de arte, direção de elenco, montagem, atriz e ator. Para concorrer à Mostra Sesc de Cinema - edição 2016/2017, você pode inscrever curtas e longas-metragens de produção brasileira independente, que não tenham entrado em circuito comercial de exibição, via formulário on-line, até o dia 15 de janeiro de 2017. Para realizar a inscrição é necessário estar de acordo com os termos do edital. Clique aqui e leia o edital completo. Clique aqui e inscreva seu filme.

terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Pequeno Segredo, filme brasileiro indicado ao Oscar é exibido em Cambuquira

Cambuquira recebeu um grande presente de Natal que foi a exibição do filme "Pequeno Segredo", no Bistrô Villa Solara, que esteve lotado, ontem, dia 26 de dezembro. A exibição contou com a presença do diretor David Schurmann(foto) que após a exibição participou de um bate-papo com os presentes. A história que é autobiográfica e ficcional, conta que um neozelandês vai para a Amazônia e se apaixona por uma cabocla com quem tem uma filha, depois conhece o casal de velejadores que está viajando o mundo. Dessa amizade, vem a adoção da filha desse relacionamento. Um filme sensível e poético, tratando o drama de uma criança portadora de HIV com extrema delicadeza e sensibilidade. Mais uma vez os representantes do poder público relacionados com a cultura e a própria imprensa cambuquirense estiveram ausentes. Mas como diria Abílio Manoel em sua música: "Mas não tem nada não. Vai tudo azul n'América do Sul".

domingo, 25 de dezembro de 2016

Cambuquira no Oscar

Pequeno Segredo foi indicado para representar o Brasil na busca por um Oscar na categoria de melhor filme estrangeiro. O longa é baseado em fatos reais e foi adaptado do livro “Pequeno segredo – A lição de vida de Kat para a família Schürmann”, escrito por Heloisa Schürmann, que são conhecidos por viajarem o munto em um barco e terem aos mais remotos cantos do mundo. A produção é brasileira e neozelandesa e conta com atores nacionais e internacionais, dentre eles temos Julia Lemmertz como Heloisa Schurmann, Marcello Antonny como Vilfredo Schurmann, Maria Flor como Jeanne, Erroll Shande como Robert e a premiada Fionnula Flanagan como Barbara. A direção é por conta do filho do casal, David Schürmann. Amanhã, 26 de dezembro, as 20 horas, com a presença do diretor David Schürmann, o filme estará sendo exibido no Bistrô Villa Solara.

sábado, 24 de dezembro de 2016

Jornal "O Encontro" registra a traição dos vereadores com o povo

Demonstrando que o salário era o que mais interessava, os vereadores de Cambuquira rejeitaram sem discussão o Projeto de Lei de Iniciativa Popular que visava reduzir os salários dos agentes públicos municipais. Ignorando o anseio da população que esperava pelo menos uma discussão sobre o assunto ou até mesmo emendas ao projeto,buscando adequá-lo, mas o que se viu foi a ganância pelos salários, frustando aqueles que os pagam, os munícipes! Com exceção dos vereadores Paulo César e Gatinho, os outros traíram seus eleitores. A Sessão da Câmara terminou com seu presodente sendo vaiado após um discurso patético e recheado de erros de português. Lamentável essa Câmara de Vereadores.

.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Abertas as inscrições para a 71ª edição do Festival Internacional de Cinema de Edimburgo (EIFF)

Estão abertas as inscrições para a 71ª edição do Festival Internacional de Cinema de Edimburgo (EIFF) que acontece entre os dias 21 de junho e 2 de julho de 2017, na Escócia. O envio do filme pode ser feito por meio da plataforma online Withoutabox ou por via postal. O site do festival reforça, ainda, que o pagamento das taxas deve ser realizado em libra esterlina.

terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Márcia Lemos lança a segunda edição do romance "Passagem do Agreste"

A escritora Márcia Lemos Fonseca Barbosa, irá realizar o lançamento da segunda edição, revista e ampliada, de seu romance "Passagem do Agreste", que acontecerá nesta sexta-feira, dia 16/12, 20 horas, na TNT (antiga Cantina no Ernani, sobre o Banco Bradesco), em Três Corações. A história retrata a parte mais significativa da história de Três Corações, a partir das primeiras décadas dos século passado. Entre 1900 e 1922, a cidade obteve a concessão do governo para deter o monopólio do embarque de gado de toda a região centro-oeste. Com isso, chegou a receber 120 mil bois por ano, bem como prosperou e experimentou seu período áureo e de grande crescimento econômico em função da internacionalmente famosa Feira de Gado. O romance narra toda essa época com foco no protagonista, o temido jagunço Farturinha, cuja vida foi, merecedora desse romance tão cativante como oportuno, ao revelar às novas gerações a formação da cidade de Três Corações. O livro é um verdadeiro portal para um passado de intrigas, jogos políticos, paixões, desamores, crimes e aventuras.

domingo, 11 de dezembro de 2016

Diagnóstico Rápido Participativo - gestão da água em Cambuquira.

Imagem: Projeto Mover
Nos dias 16 a 20 de janeiro de 2017, no período da manhã, em decorrência de um termo de cooperação entre UFLA e ONG Nova Cambuquira, será realizado um Diagnóstico Rápido Participativo Emancipatório a respeito da gestão da água, com elaboração de propostas e diagnóstico para a cidade de Cambuquira. Esse será o momento em que serão colhidas informações para depois oferecerem um instrumento de melhorias na gestão das águas de Cambuquira, de forma a ressaltar as potencialidades locais. Interessados e interessadas em participar desse importante momento de construção cidadã, por favor escrevam nessa postagem ou inbox, com nome completo, endereço e telefone para contato - preferencialmente, Whatsapp, sendo, ainda, criado um grupo no mencionado aplicativo com os participantes para maiores informações. Lembra-se, ainda, que a pessoa assumirá o compromisso de participar todos os dias no período da manhã da colheita de informações, ficando disponível para a equipe de acadêmicos. O relatório está sendo elaborado pelas equipes da Fundação João Pinheiro e da UFLA e, quando concluído, será apresentado à ONG Nova Cambuquira, prefeitura e comunidade.

sábado, 10 de dezembro de 2016

sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Inscrições abertas para a 6ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental

Estão abertas as inscrições para a 6ª edição da Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental. O evento, que tem como objetivo enriquecer discussões ambientais através de obras cinematográficas, está recebendo inscrições até o dia 15 de janeiro. A mostra acontece em junho de 2017, na cidade de São Paulo. Os interessados devem realizar a inscrição através do portal do evento. Para mais informações quanto as regras de inscrição, consulte o regulamento

terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Vereadores cambuquirenses mostraram que estão preocupados apenas com salários

A Câmara de Vereadores de Cambuquira rejeitou hoje o Projeto de Lei de Iniciativa Popular que visava baixar os salários dos agentes públicos cambuquirenses. Somente os vereadores Paulo César da Costa (PMDB) e Roni Nogueira Arci-"Gatinho" (PSDB) votaram a favor do projeto. O vereador Paulo César subiu a tribuna acusando o presidente da Mesa, vereador Celso Alves da Silva, (que trocou o PT pelo PHS) de traidor pois "puxou seu tapete passando a relatoria para a vereadora Rejany Carvalho Lemes (PTB) que apresentou parecer contrário ao projeto. O vereador Paulo César foi bastante aplaudido pelos presentes. A mesma sorte não teve o vereador Celso Alves da Silva que em sua patética justificativa recheada de erros de concordância foi merecidamente vaiado pela população presente. VERGONHA é o que podemos dizer dessa Câmara de Vereadores.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Projeto de Lei de Iniciativa Popular vai a Plenário.

Descriminalização do aborto e autonomia da mulher

No Brasil o aborto é admitido — em todos ou alguns casos — por 81% da população católica, segundo dados da pesquisa “A Voz do Povo” realizada pelo instituto de pesquisas Bendixen&Armandi International, a pedido do portal de notícias hispano-americano Univisión. O levantamento foi realizado com uma amostra de 12.038 católicos em 12 países dos cinco continentes. Na América Latina foram pesquisados México, Colômbia, Brasil e Argentina. Na Europa se incluiu a Espanha, França, Itália y Polônia; na África, Uganda e a República Democrática do Congo. Estados Unidos e Filipinas também participaram da pesquisa.// Os dados coletados no nosso país mostram que a maioria das pessoas que professa a fé católica não comunga da doutrina da Igreja Católica em temas relacionados aos direitos sexuais e direitos reprodutivos, tais como: o aborto (81%), ao uso de anticonceptivos (93%), ao divórcio (71%), casamento gay (45%), entre outros.// Levando em consideração que a população brasileira que se declarou católica é de 123,3 milhões de pessoas (64,6% da população) e que uma porcentagem significativa de pessoas que professam outras religiões ou religião nenhuma, se somam a população católica com posicionamento divergente da Igreja em relação a doutrina, podemos afirmar que a maioria da população brasileira aprova que uma mulher possa interromper uma gravidez, em determinadas circunstâncias.// O aborto como sendo uma questão de foro íntimo permeia o discurso social, como demonstrado pela pesquisa IBOBE&Católicas pelo Direito de Decidir (IBOPE JOB2105, novembro de 2010), em que a maioria da população (61%) afirma que é a própria mulher quem deve decidir sobre a interrupção de uma gravidez. Na pesquisa IBOBE&Católicas pelo Direito de Decidir (IBOPE JOB 0851/2013, julho 2013), os dados mostraram que a maioria da população não concorda (63%) que uma mulher que realizou um aborto deva ser presa.// Considerando os dados apresentados sobre o posicionamento da população em relação ao aborto, podemos afirmar que a legislação punitiva existente é anacrônica. Ela não atende os anseios da população e tem impelido milhares de mulheres a clandestinidade do aborto inseguro – gerando um grave problema de saúde pública. Para modificar essa realidade é necessário que coloquemos a questão no centro da roda de discussão e apresentemos propostas concretas levando em consideração a autonomia das mulheres.// Artigo de Rosângela Talib,Psicóloga, mestre em Ciência da Religião pela UMESP, publicado originalmente no site Católicas Pelo Direito de Decidir.